Cursos


A RIOSOFT, desde a sua fundação, estrutura, desenvolve e aplica programas educacionais através de cursos, oficinas, seminários e outros eventos, com o objetivo de atualização e extensão profissional e empresarial.

capacitacao01

A ação tem se focado nas seguintes áreas de conhecimento: Engenharia de Software (Processos, técnicas de desenvolvimento de software e testes de software); Gestão de Empresas de TI (Planejamento estratégico de negócios, gestão de recursos, segurança da informação, processos de captação e fomento); Marketing e Comercialização (Estudo de mercado, Planejamento de Marketing de Produtos e Serviços, Técnicas e Gestão Comercial), e Inovação (Processos, Produtos e Serviços). Para alcançar seus objetivos são empregadas as seguintes estratégias:

a) Os produtos de capacitação são aplicados através de encontros presenciais, semipresenciais e na modalidade EAD, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis;

b) Além de instrutores e consultores independentes, são estabelecidas parcerias com instituições e empresas que tenham produtos de interesse da comunidade de TI;

c) Articulação de parcerias com o Sebrae e outras instituições interessadas em contribuir com o setor de TICs, sempre com o objetivo de disponibilizar para as empresa do setor treinamento de qualidade.A RIOSOFT dispõe de dois auditórios conjugados, que podem ser configurados para atender diferentes demandas de capacitação e treinamento. O auditório menor pode ser configurado para funcionar como laboratório de informática, contando com 15 postos de trabalho (notebooks com headphones) para os alunos e mais um equipamento para o professor/instrutor. Este mesmo auditório pode ser montado no formato de sala de aula, com capacidade para até 25 espectadores.

capacitacao02

O auditório maior tem capacidade para até 40 espectadores. Ambos os auditórios contam com Datashow e acesso wifi à internet. Estes auditórios podem ser combinados, formando um único auditório com capacidade para quase 70 espectadores.

A Riosoft preparou um denso cronograma de atividades voltado a diversos perfis de empresas. O Programa de Capacitação Riosoft 2017  conta mais de 20 cursos em seis áreas distintas, e foram especialmente elaborados de acordo com as principais demandas das empresas de TI, sejam startups ou já amadurecidas.

1- Engenharia de Software
O objetivo desta linha de treinamento é fortalecer o conhecimento nas disciplinas da Engenharia de software, como Gerência de Projetos, Requisitos, Gestão de Configuração, Reuso, Gestão da Qualidade, Métricas, dentre outros.

Gerência de Projetos Hands On
O objetivo é capacitar o aluno a realizar o Gerenciamento de um projeto de Tecnologia da Informação na prática, utilizando como base a metodologia preconizada pelo PM Bok 5ª Ed, através de templates, metodologias e ferramentas aplicadas, como Mind Map, WBS Chart Pró, integrado ao Project, Pacote Office, gráficos de indicadores e envolvimento dos stakeholders via Trello.

Scrum no Desenvolvimento Ágil
O objetivo é capacitar o aluno a utilizar a Scrum no desenvolvimento Àgil de Projetos de Software, com base nas metodologias necessárias para ser um SCM, Scrum Master.

Teste de Software Hands On
O objetivo é capacitar o aluno a realizar teste de software através dos conceitos de teste, tipo, estratégias, metodologias e processo de Teste. Apresentação de como identificar os Cenários de Teste e Casos de Teste, através da execução de um Projeto de teste real.

Pontos por Função: Transforme Escopo em Esforço, Duração e Custo
O objetivo é capacitar o aluno a medir o software baseado na tecnologia do Ponto por Função, para estimar Esforço, Duração e Custo do projeto de Software.

2- Ferramentas
O objetivo desta linha de treinamento é apresentar ferramentas automatizadas utilizadas em toda a cadeia da Engenharia de Software, desde a gestão do projeto, definição de requisitos, linguagem de programação, ferramentas de teste, ferramentas de gestão de configuração, entre outras.

DevOps na Prática
O objetivo é capacitar o aluno nas práticas mais inovadoras existentes relacionadas a DevOps, que utilizando ferramentas para automatizar todo o processo de desenvolvimento e operação de software, permite o desenvolvimento com mais qualidade em menos tempo. Este curso é uma visão global de todos os conceitos envolvidos em DevOps.

Testlink e Mantis na Gestão Eficiente do Teste de Aceitação
O objetivo é capacitar o aluno a realizar Teste de Aceitação de Software através do Testlink e Mantis, mapeando os requisitos, os cenários e casos de teste, definindo baseline e executando os testes com registro de bugs e relatórios de desenvolvimento.

Desenvolvendo App para Android
O objetivo é capacitar o aluno a desenvolver app para Android, a metodologia, o front end, o local de desenvolvimento, a gestão de configuração e a publicação na loja.

3- Games
O objetivo desta linha de treinamento é apresentar ambientes, tecnologias e metodologias para se construir Games. Responsáveis pelo crescimento contínuo do interesse de crianças, adolescentes e até adultos, os Games são diversão e entretenimento, mas também contribuem para a o desenvolvimento cognitivo. Esta área da Tecnologia da Informação deve ser explorada.

Tecnologia 3D VISION Sorround 
O objetivo é capacitar o aluno na tecnologia NVIDIA® 3D VisionTM Surround que expande o espaço para jogar por três telas em 3D Full HD para uma experiência de jogo completamente imersiva. Esta tecnologia amplia a visão periférica da ação 3D durante o jogo, podendo ver os inimigos primeiro, enxergar todas as informações nos jogos de estratégia, e ir ainda mais rápido com seu carro de corrida com as suas GPUs das séries GTX 400 e 200.

Vision Works
O objetivo é capacitar o aluno avançar em computação visual (CV) e processamento de imagem ao próximo nível com o Kit de ferramentas NVIDIA VisionWorks. Esse kit de desenvolvimento de software fornece um amplo conjunto de algoritmos otimizados para SOCs e GPUs compatíveis com NVIDIA® CUDA®, dando aos desenvolvedores a capacidade de produzir aplicativos CV de forma rápida, em uma plataforma flexível e dimensionável.Instrutor: NVidia.Carga horária: a definir. 

Roteirização de Games
O objetivo é capacitar o aluno a definir um roteiro de games, considerando o ambiente, o público alvo, o desafio, as fases.

4- Infraestrutura
O objetivo desta linha de treinamento é fortalecer o conhecimento nos processos necessários para gerir a infraestrutura de TI das Organizações.

Implantando Itil na Prática
O objetivo é capacitar o aluno a implantar o Itil na Prática, considerando algumas práticas de mercado, com exemplos práticos.

Usando Zabbix no Monitoramento
O objetivo é capacitar o aluno a configurar e utilizar o software livre Zabbix no monitoramento do parque tecnológico, software e ativos.

5- Inovação
O objetivo desta linha de treinamento é estar à frente com a tecnologias inovadoras criadas para trazer o conhecimento de ponta ao Estado do Rio de Janeiro, fortalecendo a nossa TI e nosso caráter inovador.

Bigdata na Prática
O objetivo é capacitar no Conceito e Prática do Bigdata e o que as empresas podem fazer com os dados que realmente importam. As soluções de Big Data ajudam a gerenciar os dados mais importantes e a agir com base neles, não importando onde estejam, o que sejam, nem a rapidez com que possam estar crescendo. O Big Data é o termo que descreve este imenso volume de dados (estruturados e não estruturados) que impactam os negócios no dia a dia.

Serviços in Cloud na Prática
O objetivo é capacitar o aluno utilizar o Cloud na prática. O projeto pode ter alguns requisitos, técnicos ou de negócios, que impeçam o compartilhamento de estrutura física com outras empresas. Na modalidade Cloud Privada, a empresa tem uma infraestrutura dedicada, com a virtualização para garantir o SLA do projeto.

Programando para IOT
O objetivo é capacitar o aluno a programar para IOT (Internet Of Thinks). A Internet das Coisas é uma revolução tecnológica para conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte, etc) à Internet, cujo desenvolvimento depende da inovação técnica como os sensores wireless, a inteligência artificial e a nanotecnologia.

Usando Design Thinking no Planejamento Estratégico
O objetivo é capacitar o aluno a utilizar a metodologia do Design Thinking para construir o Planejamento Estratégico da Organização.Instrutor: Larissa Araujo.Carga horária: 6h. Utilizando o Canvas O objetivo é capacitar o aluno a utilizar a metodologia Canvas para promover a inovação da Organização.

6-Certificações
As Certificações não podem ser a objetivo principal das Organizações de TI, e sim a conclusão de um ciclo de Qualidade, onde se comprova a capacidade de realizar um processo, garantida por uma avaliação de terceira parte. O objetivo desta linha de treinamento é capacitar as Empresas de TI na implantação de Processos de Certificação e na mudança da Cultura da Qualidade. Qualidade é um estado de espírito, uma mudança de atitude que se inicia na alta direção até os níveis executores, pautado em treinamento e realização com eficácia, eficiência e visibilidade.

MPS-SW na Prática: Implementando Nível G com Redmine
O objetivo é capacitar o aluno a implantar o Modelo MPS-SW (Melhoria de Processo de Software) nível G, com a ferramenta Redmine.

MPT.Br na Prática: Implementando Nível 1 com Teste Fácil
O objetivo é capacitar o aluno a implantar o Modelo MPT.Br (Melhoria de Processo de Teste Brasileiro), Nível 1, com a ferramenta Testlink e Mantis e um projeto otimizado de teste de software.


Implementando ISO 9001:2015: Um Road Map
O objetivo é capacitar o aluno a implantar a ISO 9001:2015 através de um caminho mais fácil e com entregas de valor para o cliente. 

Implementando ISO 29.110: Um Road Map
O objetivo é capacitar o aluno a implantar a ISO 29110 através de um caminho mais fácil e com entregas de valor para o cliente

Implementando Gestão Integrada com ISO 9001:2015, 14001:2015 e 45001:2015: Gestão, Ambiente e Segurança
O objetivo é capacitar o aluno a implantar Gestão Integrada com a com ISO 9001:2015, 14001:2015 e 45001:2015: Gestão, Ambiente e Segurança, através de um caminho mais fácil e com entregas de valor para o cliente.

STAY CONNECTED