Rio de Janeiro terá uma rede de desenvolvimento de Ciência de Dados e Inteligencia Artificial.

cadastrado em 31.07.2017

“Big Data Analytics é o próximo mercado de 1 trilhão de dólares“, a afirmação é do presidente e fundador da Dell, Michael Dell, em um artigo publicado na revista Forbes. Se a previsão de Michael é pretensiosa, iremos descobrir, mas o fato é que a Ciência de Dados e Inteligência Artificial fazem parte dos assuntos mais debatidos e pesquisados atualmente, cuja as funcionalidades já fazem parte do nosso cotidiano, no entanto, todas as  possibilidades de aplicação pertencem a um vasto universo a ser explorado.

Com o objetivo de compartilhar informações sobre as tecnologias relacionadas e as aplicações possíveis desses segmentos, a Riosoft criou a Rede de Ciência de Dados & Inteligência Artificial do Rio de Janeiro, o CDIA.Rio. 

Uma das metas da iniciativa é fomentar a interação entre o setor acadêmico e empresarial, buscando criar sinergias que possam resultar em novos projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços inovadores. O projeto também pretende tornar o Estado do Rio de Janeiro um polo de referência internacional sobre o tema. “No Rio há muitas empresas atuando em Ciência de Dados e IA, há muitos interessados em aprofundar conhecimento sobre esse ramo que é tido como segmento dos profissionais do futuro, além de diversas organizações  e universidades que estão desenvolvendo inúmeros estudos. A Rede vai aglutinar todos esses diferentes agentes, fomentar o desenvolvimento do setor, e assim, tornar-se um referencial nacional e internacional sobre o assunto”, ressaltou o coordenador da iniciativa e presidente do Conselho Deliberativo da Riosoft, John Forman. 

Quem pode fazer parte - Há três formas de participação na Rede CDIA.Rio, como Membros Natos - empresas ou instituições de ensino/pesquisa sediadas no Rio de Janeiro -, Membros Participantes - pessoas físicas ou jurídicas, sejam ou não do Rio -,  e Membros Apoiadores - empresas ou instituições, como por exemplos instituições governamentais, associações e investidores, que reconhecem a existência da rede e com ela interage de modo a ajudar na conquista de seus objetivos. 

A Rede CDIA.Rio será lançada oficialmente no dia 04/08, às 16h, no auditório da Riosoft, na rua Buenos Aires, Nº68 – 14º andar, Centro – Rio de Janeiro. Durante o encontro também serão apresentadas as atividades a serem desenvolvidas pela Rede até o final deste ano. Os interessados em participar do lançamento devem se inscrever através do e-mail contato@riosoft.org.br. Para saber como ser membro da iniciativa e outras informações acesse o site www.cdia.rio.

STAY CONNECTED