O RIO INFO PETRÓPOLIS REÚNE PARTICIPANTES DE 11 CIDADES DO ESTADO

cadastrado em 31.10.2016

O Rio Info, que acontece anualmente há 14 anos no Rio de Janeiro, pela primeira teve uma edição dedicada exclusivamente a fomentar o debate e o desenvolvimento das empresas de TI da Região Serrana do Estado. O Rio Info Petrópolis aconteceu no dia 20 de outubro, no campus do Relógio das Flores da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e teve a participação de mais de 150 inscritos de mais de 11 cidades do interior. 

Organizado pela RIOSOFT, TI RIO, em parceria com a UCP, com apoio de diversas entidades, a primeira edição do encontro recebeu empresários, acadêmicos, investidores  e muitos estudantes, sendo considerado um marco para o setor de TI na região. Segundo o  presidente do TI RIO, Benito Paret, o Rio Info Petrópolis é uma iniciativa que deve ser encarada como um espaço  de convergência de interesses. “Eu acredito firmemente que essa primeira edição do Rio Info motivará mobilização e a unidade dos empresários e de membros da academia. Ano que vem estaremos colhendo os frutos desse trabalho”, afirmou.

A realização de  um Rio Info voltado à região serrana não é necessariamente uma ideia recente. Durante a abertura, Alberto Blois, diretor executivo da RIOSOFT e coordenador Geral do RIO INFO, declarou que esse era um desejo antigo, mas que somente agora foi possível tirar do papel, ele também agradeceu o apoio dos envolvidos na realização dessa iniciativa.   “Muito obrigado por apoiarem e proporcionarem estarmos realizando esse evento. E isso é o mais importante: Estamos realizando o Rio Indo Petrópolis”, enfatizou Blois que acrescentou, “Esse é o começo de um projeto que acontece em Petrópolis, mas tem uma abrangência para todas cidades dessa região. 

REGIÃO SERRANA POLO DE TECNOLOGIA - O interior do estado do Rio de Janeiro possui um enorme potencial para o desenvolvimento científico-tecnológico e empresarial. Petrópolis, Três Rios e Teresópolis concentram centros de pesquisa, universidades e grandes empresas nas áreas industrial e de tecnologia.  Apesar disso, a região não está na rota dos grandes eventos de Tecnologia e a dificuldade em reter talentos é um desafio. “Temos diversas universidades colocando profissionais capacitados no mercado a cada ano. Se conseguirmos reter esse profissional aqui as empresas TI que abrirem em Petrópolis poderão contar com essa mão de obra. Com a chegada do Rio Info, creio que esse cenário melhorará bastante”, afirmou o diretor do e-commerce Pequenostravessos.com, Álvaro Barros.

Veja como foi o RIO INFO Petrópolis:


Esse também é o entendimento do membro do Programa Ciência em Movimento, Márcio Campos. “Não adianta ter empresas e universidades se não há agentes de fomento, parceria empresarial, mentoria, acesso a internacionalização, etc. Então é preciso criar um ambiente para que possam enxergar a possibilidade de fazer grandes empresas no interior do Estado do Rio”, disse.

A segunda edição do Rio Info Petrópolis ainda não tem data definida, porém, a 15ª edição do Rio Info acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro. Acesse o site do evento www.rioinfo.com.br  e veja como foi a edição desse ano do encontro e fique atento para quando abrirem as inscrições.


 

STAY CONNECTED