Histórico & Realizações

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DA RIOSOFT

Em 20 anos a RIOSOFT construiu uma história de importantes realizações e conquistas, fortalecendo a indústria de software e serviços no Rio de Janeiro, sempre com grande apoio do Sebrae, da Softex e de diversos órgãos de governo, cumprindo plenamente a missão institucional pela qual foi criada.O primeiro grande serviço oferecido foi o acesso à Internet, até então restrito a comunidade acadêmica. A RIOSOFT foi pioneira ao se instalar no Teleporto do Rio de Janeiro para o provimento de acesso exclusivo para as empresas do setor de TI. Também merece destaque a criação do Escritório de Projetos que apoiou a participação em Editais de Subvenção Econômica da Finep e da Faperj. Mais recentemente, a criação do Cecid (Centro Experimental de Conteúdos Interativos Digitais), com o apoio da Finep, Sebrae e Faperj, já viabilizou mais de uma dezena de empresas e projetos inovadores na área da economia criativa digital, promovendo também a transferência de conhecimentos entre a academia e o setor produtivo

Ações internacionais  

RioInfo 2013

O esforço de internacionalização das empresas do Rio, está na raiz da criação da RIOSOFT, seja através da participação em mais de três dezenas de missões internacionais ou recebendo delegações de inúmeros países, em especial dos Estados Unidos, da Península Ibérica, Angola e Argentina, com mais de 330 participantes. Foram realizados diversos seminários internacionais focados na exportação e na criação de parcerias (Brasil Outsourcing, RIO + Angola, entre outros), além e a criação e operação do Escritório Rio Boston – pioneiro em incubar empresas no mercado norte-americano, em parceria com as Prefeituras do Rio e de Boston, no final dos anos 90. Iniciativas mais recentes são o Rio Info Portugal e Missão NY (Rio Info América).

Atividades em prol da qualidade do software

A Qualidade é outro pilar das atividades desenvolvidas pela RIOSOFT desde sua criação, incentivando a difusão de normas e de processos estruturados para geração de software e serviços competitivos. A formação de grupos de empresas para adoção da norma ISO 9001, com treinamentos compartilhados e consultoria individualizada, focados na realidade das micro e pequenas empresas do setor alcançou enorme sucesso, lançando as bases do que depois veio a se transformar no modelo de processo de software brasileiro – MPS.BR. Natural, portanto, assumir o papel de organizar, implementar e avaliar processos aderentes a este modelo.

A formulação do MPT – Modelo de Processos de Testes de Software foi um desdobramento importante das atividades desenvolvidas, culminando em 2011

com a criação do NetCenter4VSE Brasil que integra a rede internacional de colaboração coordenada pela ÉTS – École de Technologie Supérieure do Canadá e formada por países que participam do desenvolvimento de normas ISO para VSE (Very Small Entities) e apoiam o desenvolvimento e a difusão da família de normas ISO/IEC 29110, da qual faz parte a NBR ABNT ISO/IEC 29110-4-1 focada em pequenas empresas desenvolvedoras de software.

Iniciativas de capacitação

DSC04764_small

Nestes vinte anos, a RIOSOFT promoveu a capacitação de mais de 2 mil empresas e 12 mil profissionais, seja através de palestras e oficinas de curta duração, seja através de cursos de mais longa duração, incluindo cursos de pós-graduação em Gestão de Negócios e Engenharia de Software. Os temas abordados foram os mais variados, desenvolvendo ações pioneiras nas áreas de Exportação de Software, Elaboração de Planos de Negócios, Gestão da Qualidade, Comercialização e Marketing de Software, Governança de TI e Empreendedorismo e Inovação. O objetivo tem sido sempre o de atender as demandas das empresas, reciclando seus profissionais em novas tecnologias e conhecimentos e criando oportunidades para que novos talentos sejam preparados para iniciar uma carreira no setor.

Encontros e eventos nacionais 

Aceleradora1

Finalmente, a promoção de negócios e da imagem do setor de TI do Rio de Janeiro no cenário nacional e internacional tem sido um trabalho constante através da organização de redes temáticas – esporte, petróleo, serviços e convergência digital, entre outras, com uma grande variedade de encontros e eventos, propiciando inúmeras oportunidades de negócios, como os Fóruns de Software Livre que reuniram em suas várias edições mais de 1 mil participantes. Mas sem dúvida a realização de maior importância são as 11 edições do Rio Info, com mais de 15 mil participantes nacionais e internacionais, consolidando-o como maior evento de Tecnologia e Negócios realizado no país.

Sugerimos fortemente a navegação neste site para obter informações sobre atividades e iniciativas em curso.

PROJETOS ESTIMULAM O CONHECIMENTO

Ao longo dos anos a RIOSOFT, em parceria com diferentes parceiros, vem desenvolvendo uma série de projetos especiais, vários dos quais geram publicações e um volume considerável de informações relevantes. Dentre estes projetos, destacamos os seguintes:

STAY CONNECTED