Encontros Rios Info evidenciam a potência do interior

cadastrado em 10.12.2018

Na terceira edição da iniciativa, quatro cidades sediaram os encontros com a participação total aproximada de 900 pessoas.

Além de gerar negócios, os encontros evidenciaram o conhecimento e capacidade técnica do interior.A iniciativa de levar o debate e fomento ao desenvolvimento tecnológico, que acontece anualmente no Rio Info, para o interior do Estado teve início em 2016, sendo realizado pela primeira vez no município de Petrópolis. Três edições depois, os Encontros Rio Info ganharam outra proporção e aconteceram em quatro cidades do Rio de Janeiro, onde deixou um legado sólido se consolidando como um catalisador das potencialidades regionais.

Duque de Caxias, Três Rios, Petrópolis e Teresópolis sediaram os encontros que ao todo reuniram mais de 900 pessoas, entre empreendedores, acadêmicos, representantes do poder público, que participaram de painéis e palestras sobre os mais variados temas de acordo com as principais demandas de cada região.

Mescla de conhecimento e negócios – Os encontros tiveram como base as conferencias e as sessões de negócios, sempre com dois dias de duração. Só em Petrópolis aconteceram 288 interações empresariais durante a Sessão. “Temos uma metodologia que potencializa a participação dos empresários. Todos interagem com todos, e dessa forma, aumenta exponencialmente a geração de novos negócios e parcerias, sem falar no grande networking gerado a partir desses contatos”, destacou o Gerente do Sebrae/RJ, Renato Regazzi.

Soma de forças – Para a realização de cada um dos encontros foi necessária uma verdadeira coalizão de forças. Na mesa de abertura de cada evento teve a presença de representantes de empresas, do poder público, entidades ligadas ao setor e universidades locais, mas também, contou com a articulação de agentes ativadores e entusiastas da tecnologia, como é o caso do Diretor do TI Rio e Produtor e Apresentador do Programa Ciência em Movimento, Marcio Campos. “Há muito tempo desejávamos a realização do Rio Info no interior. Hoje estamos assistindo ao resultado da soma de muitas forças, e a cada ano, os Encontros estão ficando cada vez maiores e expandindo para mais cidades”, destacou Campos.

Falando em continuidade e expansão, ao final de cada sequencia de Encontros Rio Info o compromisso com a permanência dessa iniciativa cresce cada vez mais. Em cada cidade sede aumenta-se a adesão e expectativa para a próxima edição. Some a isso, a manifestação de participantes e representantes de outros municípios que “exigem” a realização do evento em sua cidade. “Registro aqui o desejo de que no ano que vem (2019) seja realizado o Rio Info em Paulo de Frontin”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Marcos Fontes, durante o evento em Três Rios. Em contrapartida, os organizadores já anunciaram que a realização do Rio Info Paulo de Frontin está em fase de articulação, porém sem data definida.

Realização local, alcance regional – Um aspecto comum a todos os encontros foi o alcance regional de cada um deles. Apesar de o foco das ações serem voltadas ao município onde fora realizado, sempre estavam presentes participantes oriundos de outras cidades interessados em conhecer o ecossistema local e mapear oportunidades. Essa característica aponta para o fato de que o desenvolvimento econômico e tecnológico de determinado município passa também pelo estabelecimento e manutenção de uma sinergia regional. Essa necessidade é muito mais evidente no interior, onde não faltam talentos e vocações para tecnologia e empreendedorismo, mas, de acordo com depoimentos, ações como os Encontros Rio Info pavimentam o caminho para agregar os atores da cadeia produtiva e criar um ambiente sólido de inovação e desenvolvimento.

Além das palestras e sessões de negócios, junto aos Encontros Rio Info foram organizados desafios de inovação, ideiathon, que reuniu jovens de diferentes formações. Os projetos desenvolvidos apresentaram soluções reais para problemas locais e os melhores participarão do Rio Info no Salão da Inovação.

Na avaliação do Vice-Presidente do TI Rio e Coordenador Geral do Rio Info, Alberto Blois, o saldo dos encontros foi muito positivo. Segundo ele, o mais importante desse processo foi evidenciar que o interior é um grande produtor de conhecimento e inovação. “Não realizamos esses encontros para ensinar ao interior sobre tecnologia. Isso eles já sabem. Cada uma das cidades por onde passamos possui grande capacidade e conhecimento técnico. Nosso objetivo é fomentar a criação de um ambiente que favoreça a inovação e gere riqueza para essas regiões, além de cada vez mais, diminuir a distância entre o interior e a capital”, enfatizou Blois.

 Encontros Rio Info - Para saber como foram cada um dos Encontros Rio Info clique nos links abaixo
Rio Info Caxias - https://rioinfo.com.br/2018/05/11/baixada-fluminese-celeiro-de-oportunidades/

Rio Info Petrópolis -  https://www.ti.rio/info/43746/primeiro-dia-do-rio-info-petropolis-surpreende ehttp://rioinfo.com.br/2018/08/29/3a-edicao-do-rio-info-petropolis-foi-um-sucesso/

Rio Info Três Rios - https://www.ti.rio/info/43773/primeiro-dia-do-rio-info-tres-rios-supera-expectativas ehttps://www.ti.rio/info/43783/que-venha-o-rio-info-tres-rios-2019

Rio Info Teresópolis - https://www.ti.rio/info/43805/2a-edicao-do-rio-info-teresopolis-foi-tres-vezes-maior


R


Rio Info 2018 – A décima sexta edição do mais completo evento de TI e Negócios do Brasil, vai acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro do Rio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site http://rioinfo.com.br.

STAY CONNECTED