Liderança feminina em empresas de tecnologia

cadastrado em 08.03.2019


Hoje é o dia delas - das mulheres, de todas as mulheres. O dia de celebrarmos suas conquistas e refletirmos sobre o que todos podemos fazer para que a época em que homens e mulheres tinham direitos, deveres e oportunidades desiguais se torne apenas uma lembrança de um passado superado.

Para falar sobre caminhos para aumentar a participação das mulheres em posições de liderança nas áreas de tecnologia e inovação, trouxemos Cátia Tokoro - executiva com 24 anos de experiência em multinacionais e TI e Telecom e líder do Grupo Mulheres do Brasil, que trata de Educação e cultura, saúde, empreendedorismo, políticas públicas e privadas, igualdade racial e aceleração de mulheres em posições de liderança. Em setembro, Cátia vai comandar o seminário "Liderança feminina em empresas de tecnologia", dentro da programação do Rio Info 2019.  

"Minha experiência como executiva sempre foi na área de tecnologia. Pretendo levar, principalmente para as jovens, o que eu aprendi ao longo de toda a minha trajetória profissional", diz Cátia. "No início da carreira, a diferenciação passa por capacidades técnicas, de entrega. Isso é particularmente relevante nas primeiras peneiras, nos primeiros processos de seleção. A boa notícia é que, nessa fase inicial, a situação já está mais equilibrada entre homens e mulheres. Superados os primeiros passos, o desafio é encontrar a sua marca pessoal, algo que realmente seja capaz de tornar  você uma profissional diferente, especial, única", acrescenta.

Além de criar um fator de diferenciação, a executiva recomenda um investimento contínuo em aprendizado - "Life long learning": "Cada vez mais, não se pode esperar que as empresas invistam na sua formação. É você que tem que se manter atualizada, curiosa, lendo e estudando sempre. Outro ponto que muitas vezes é negligenciado por nós, mulheres, é o investimento na criação de redes de relacionamento. O networking é fundamental em todas as etapas da carreira, principalmente para quem busca posições de comando. Existe uma tendência natural de as pessoas se fecharem no 'mundinho' das empresas. 

Por fim, Cátia deixa uma mensagem que se aplica a todas as pessoas, homens e mulheres, jovens e experientes: "Busque sempre encontrar o seu Ikegai! Ikegai é um conceito japonês que combina "Vida" (Iki) e "Valer a pena" (Kai). Em outras palavras, procure fazer o que você gosta, o que faz a sua vida valer a pena, o que alimenta o seu propósito, a sua razão de viver. Se você encontrar o seu Ikegai e realmente persistir no seu caminho, o sucesso será uma consequência natural". 

STAY CONNECTED