Projeto Lan Houses

O projeto Lan Houses, na cidade do Rio de Janeiro, parceria da RIOSOFT com o Sebrae-RJ, foi desenvolvido entre 2019 e 2011, e teve por objetivo geral promover o fortalecimento das lan houses por meio da capacitação gerencial dos empreendedores e do uso das instalações existentes para promoção do empreendedorismo e inclusão digital.

O principal “laboratório” do projeto foi a comunidade da Rocinha, onde foram mapeadas e cadastradas perto de 80 lan houses e realizadas diversas estratégias para implementação do projeto, como elaboração de diagnóstico do setor, articulação com entidades ligadas ao setor/parceiros potenciais, mobilização, capacitação empresarial, oficinas de direcionamento estratégico, promoção de melhorias na gestão, estímulo a cultura associativa, apoio para definição de políticas públicas para o setor, e outras.

Durante o projeto foi desenvolvido um novo modelo de negócios para o setor. Este modelo foi posteriormente publicado em livro (2 mil exemplares), com patrocínio do CGI, intitulado “Lojas de Conveniências Digitais – A evolução das Lan Houses”.

Outro resultado significativo do projeto foi o apoio e participação na organização das L.H. em Cooperativas focadas na montagem de redes de distribuição de acesso à internet em toda a comunidade, incluindo Rocinha, Vidigal e Canoas.

STAY CONNECTED