Notícia


17.03.2024

Editais de Fomento

No programa de Neoindustrialização, a FINEP lançou editais que representam oportunidades de investimentos subsidiados para empresas de TI.

Leia mais



16.03.2024

Lei do Bem: Comissão do Senado promoverá audiência pública sobre aprimoramentos na política

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal realizará na próxima terça (19), às 09h, audiência pública para debater o PL 2838/2020 (atualização da Lei de Bem), por solicitação do senador Jaques Wagner (PT/BA), líder do governo. 

Participantes
Foram convidados ao debate:- Representante do Ministério da Fazenda;- Marcela Flores, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI); e- Gianna Sagazio, CEO da Sosa Brazil. 

O Projeto
De autoria do senador Izalci Lucas (PSDB/DF), a matéria amplia incentivos fiscais e medidas de apoio às empresas com intuito de fomentar a pesquisa e inovação. 

Dentre outras propostas, sugere que as empresas deduzam do lucro real e da base de cálculo da CSLL os gastos realizados no setor de inovação, além de redução em 50% do IPI sobre equipamentos, máquinas e instrumentos destinados ao desenvolvimento tecnológico.

O Parecer
O relator, senador Carlos Viana (PODE/MG), apresentou parecer favorável, inovando em relação ao texto oriundo da CCT ao estabelecer que o montante a ser deduzido, textualmente: “correspondente à multiplicação dos somatórios das alíquotas do IRPJ e respectivo adicional da CSLL aplicáveis à pessoa jurídica”, por percentual dos dispêndios com pesquisa e desenvolvimento. O voto do relator também propõe alterar esses percentuais que variam de 20% a 80% conforme o tipo de investimento.

Ainda suprime dispositivo que previa que a dedução calculada seria distribuída entre os tributos a recolher, de forma que: (i) 26% corresponderiam a dedução da Contribuição Social do Lucro Líquido (CSLL); (ii) outros 44% corresponderiam a dedução do Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ); e (iii) os 30% restantes seriam deduzidos do adicional de Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas, conforme regulamento.

Parecer | https://foco.page.link/Msk5 
 Texto inicial | https://foco.page.link/CK89 
Federação Assespro www.assespro.org.br
Foco - Relações Governamentais www.foco-relgov.com.br

Fonte: Assespro

Leia mais



26.09.2023

Rio Info 2023 debateu de direitos autorais à formação de profissionais para a Inteligência Artificial

A discussão sobre o pagamento de direitos autorais na produção de conteúdo gerado pela Inteligência Artificial (IA), foi um dos pontos em pauta no Rio Info 2023, realizado dia 18 de setembro, no Rio de Janeiro. O tema central da 21a edição do evento, realizada no Clube de Engenharia, foi ‘Inteligência Artificial e Negócios’. Diferentes aspectos foram tratados, desde os riscos que o setor da tecnologia no Brasil enfrenta face à proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso, à deficiência no ensino.

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo) Gerino Xavier, defendeu que aquele que faz as perguntas que levam à geração do conteúdo do ChatGPT, por exemplo, é o autor. Portanto, o detentor dos direitos autorais. Isabela Frajhof, professora na área de direito e novas tecnologias no Instituto de Direito da PUC-Rio, afirma que a discussão está em aberto. Ela entende que o conteúdo é uma criação humana e não da máquina e, dessa forma, a plataforma não deve ter direitos.

Já José Ricardo Silva Júnior, professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro e coordenador do grupo de pesquisa GSimCog – Grupo de Simulação  e Computação Gráfica, disse que a IA é uma fonte de inspiração. Seu material não deve ser copiado. A IA, dessa forma, é uma ferramenta que permite otimizar o tempo, com a reunião rápida de informações e incremento das discussões pelas equipes. Os humanos devem utilizar o conteúdo reunido e, por meio de suas experiências pessoais, definirem os produtos finais.

Políticas públicas - Benito Paret, presidente do TI Rio (Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro), destacou que a importância da TI para o desenvolvimento do país. Lembrou que é uma atividade presente em todas as atividades da sociedade, com intensa geração de empregos. “O software brasileiro é criativo, está presente em qualquer segmento, da agricultura à saúde. Está nas pequenas ações àquelas de impacto nacional. Sua importância tem que ser entendida e estar presente na formulação das políticas pública.”

Gerino citou a China, que está investindo na formação de 50 mil alunos em engenharia para prompt como exemplo de política pública focada. O Brasil crê que sinaliza no sentido contrário com a proposta de reforma tributária. Ele afirma a necessidade de o país enxergar a TI como protagonistas. “Se a reforma passar como está, o setor ficará como um coadjuvante. Os tributos previstos inviabilizam o setor”.

Formação de profissionais para IA - A secretária municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, informou que está adiantada a parceria entre a prefeitura e a Coppe/UFRJ para instalação de um hub de TI, com foco IA, no prédio do antigo Automóvel Clube do Brasil, situado na Lapa, no Centro do Rio. Segundo a secretaria, haverá investimento na formação e qualificação de profissionais, especialmente engenheiros para incremento do setor na cidade. A intenção, assegurou, é utilizar a capacidade instalada, como por exemplo a da Petrobras, para fazer a transição da matriz energética com a migração do petróleo para as fontes renováveis.

A questão da formação foi preocupação também do professor Carlos Eduardo Pedreira da COPPE-UFRJ, onde chefia a linha de IA do programa de engenharia de sistemas e computação. Para ele a IA exige nível de qualificação mais elevado dos profissionais envolvidos e tem feito uma troca que leva à exclusão dos não qualificados. Outro ponto que afeta o setor no Brasil, disse, é o fenômeno dos “nômades digitais”, que são os profissionais contratados por empresas estrangeiras, especialmente europeias e dos EUA. Essas pessoas trabalham remotamente a partir de qualquer parte do mundo e desfalcam as empresas que poderiam atender em seus países. “E recebem salários que são altos aqui, mas da parte de baixo dos países empregadores.”

No painel sobre IA nos negócios, com participação de Rafael Nasser, diretor do Instituto ECOA PUC-Rio - unidade de desenvolvimento e inovação da universidade; Danilo Zimmerman, CIO da Dasa desde e Alaor Neto, gerente de negócios para a vertical de energia NVIDIA Enterprise e responsável pelas iniciativas de software na América Latina. Foi destacada a necessidade de conectar os mundos físico e digital, sempre potencializando o ser humano. Nesse quadro, a melhor métrica para entender sua importância é a otimização do tempo. Ou seja, a possibilidade de mais tempo livre para as pessoas. Um caminho para conseguir com que ela (IA) funcione a favor da humanidade é sua utilização regular, para que, mais treinada, trabalhe a favor. O mote das discussões foi de que a IA não é uma tecnologia neutra e independente e, por isso, pode ser utilizada tanto para o bem, como para o mal.

Investimentos para diminuir atraso - O professor Alvaro Coutinho da Coppe, onde coordena o Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad), responsável pelo supercomputador Lobo Carneiro, o mais potente instalado em uma universidade pública federal, diz que o Brasil está “mil vezes atrás” dos EUA em capacidade de processamento de dados. Segundo afirmou, se não houver investimentos urgentes o país perderá capacidade competitiva. Atualmente, informou, o Brasil é o décimo do mundo, com dez supercomputadores instalados, dos quais seis pertencem à Petrobras. “Estamos atrasados e, se não fizermos nada, perdemos o bonde e a desigualdade só aumentará.”

Coutinho defendeu a ênfase no ensino da matemática. “Vivemos uma matematização do mundo. Os fundamentos da matemática são cada vez mais importantes.” Segundo disse, aprender e ensinar matemática deveria ser como aprender um novo idioma. Para ele álgebra linear e estatística são fundamentais no ensino, para os estudantes entenderem os princípios e poderem construir seus próprios programas e deixarem de usar programas que já veem prontos, fechados. “É necessário estudar os fundamentos”

O coordenador geral do Rio Info e diretor executivo da Riosoft, Alberto Blois e o diretor geral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Engenheiro Paulo de Frontin, professor Ricardo Esteves Kneipp, anunciaram a realização na instituição de uma edição regionalizada do Rio Info no mês de dezembro.

Leia mais



19.07.2023

Riosoft apoia campanha de coleta de materiais eletrônicos para reciclagem promovida pelo TI Rio

Gabinetes, CPUS completos, máquinas fotográficas, aparelhos de DVD e vídeo e celulares fizeram parte das 1,4 tonelada de materiais eletrônicos recicláveis recolhidos durante a campanha realizada pelo TI Rio, em parceria com a JMED Tecfilm e Riosoft, entre 8 de maio e 30 de junho. Benito Paret, presidente do sindicato comemorou o resultado e ressaltou que os benefícios vão da melhoria do ambiente interno das empresas, ao apoio a uma ação de responsabilidade social que visa contribuir para um planeta mais sustentável.

O recolhimento é uma realização do TI Rio desde 2012 e nesse ano contou com a participação, entre outras, das empresas, Activia Sistemas, AMT, Informal Informática, MI Montreal, MPL Corporate, PC Service, SINAPSE, SIRIUS, VS Sistemas de Informação.

Todas as participantes receberam um certificado declarando a destinação final dos resíduos. Dessa forma, têm registradas a participação na ação de responsabilidade ambiental. Além disso, as empresas puderam optar por ter suas marcas divulgadas no site e redes sociais (LinkedIn e Facebook) do TI Rio.

Leia mais



27.09.2019

Aos parceiros, apoiadores e associados da Riosoft


Leia mais



03.04.2019

Rio Info recebe apoio oficial do Governo do Estado

No documento o governador destaca a importância do evento e se compromete em apoiar a realização do Rio Info para que participantes tenham uma experiência incrível.

 A décima sétima edição do Rio Info recebeu apoio oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro. No documento assinado pelo Governador Wilson Witzel, o chefe do executivo destacou a importância do evento para o Rio de janeiro e disponibilizou a estrutura administrativa do Estado para auxiliar a realização do encontro.

“O Rio de Janeiro de possui todos os recursos necessários para a realização dos melhores eventos do País e do mundo(...) É de suma importância que o desenvolvimento desse projeto seja um grande sucesso. (...) Coloco toda nossa estrutura administrativa, desde já, a disposição através da Secretaria de Turismo, onde poderá ser solicitada toda orientação e apoio para atender às demandas da organização”, destacou Witzel no comunicado.

No documento o governador ressaltou ainda que o Rio Info 2019 acontece em um novo momento do Estado e que dedicará “os melhores esforços para que (o encontro) seja uma experiência incrível para os organizadores e participantes”.

O Rio Info é um encontro que acontece anualmente desde 2003 na Cidade do Rio de Janeiro. Ao longo das edições se consolidou como um dos principais eventos de tecnologia e negócios do país. A realização do Rio Info sempre esteve versada em três pilares: Iniciativa privada, academia e poder público. “Para nós é muito importante receber o apoio formal do Governo do Estado. É o reconhecimento de o Rio Info é de fato estratégico para o Rio de Janeiro. Temos tudo para realizar um encontro cada vez mais incrível, como destacou o governador”, ressaltou o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois.

O Rio Info 2019 vai acontecer nos dias 15 e 16 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro do Rio. As inscrições serão abertas ainda no mês de abril e poderão ser feitas através do site www.rioinfo.com.brou pelo aplicativo do encontro disponível para IOS e Android.

Aquecimento – Antes do evento principal, acontecerá o Circuito Rio Info; uma séria de encontros que percorrerá nove cidades do interior do Estado. Datas do encontro, programação e como se inscrever, também serão disponibilizados no site do Rio Info.

Clique aqui e leia o documento na integra.

Leia também: RIO INFO: Vanguarda no debate sobre tecnologia 

Leia mais



29.03.2019

RIO INFO: Vanguarda no debate sobre tecnologia

Apresentação realizada durante o lançamento da décima sétima edição do Rio Info evidenciou que, no Brasil, o encontro sempre esteve a frente no debate sobre os impactos da Tecnologia na Sociedade.

Leia mais



25.03.2019

Lançamento Rio Info 2019

Evento apresenta os temas da décima sétima edição do Rio Info. A solenidade acontecerá na ACRJ e já está com a lotação esgotada.

O lançamento da décima sétima edição do encontro nacional de tecnologia e negócios, o Rio Info, já está com as vagas esgotadas. A solenidade que acontecerá no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), no dia 27/03, tem por objetivo apresentar uma prévia do que será debatido durante o Rio Info 2019.

Durante a realização do Rio Info a presença de empresários de todos os portes e de diferentes segmentos é grande. Em dezesseis edições o evento contou com a participação de mais de 2500 empresas e gerou um valor que ultrapassa a casa dos 250 milhões de reais em negócios. Na avaliação do vice-presidente de Relações Institucionais da ACRJ, Domingos Vargas, o Rio Info é um encontro estratégico dentro das ações que visam a retomada do desenvolvimento econômico do Rio. “É um evento que ajuda o Rio voltar a crescer, sendo um vetor de negócios e geração de renda”.

Vargas destaca também a sinergia positiva na relação entre a instituição e o evento. “Faz todo sentido apoiar o Rio Info, uma vez que nós (ACRJ) representamos de micro à grandes empresários, dos mais distintos segmentos da economia. Se falamos de desenvolvimento, temos que falar de tecnologia”.

Capital da inovação – Segundo a última pesquisa sobre o Índice de Cidades Empreendedoras, realizada pela Endevor, apontou o Rio de Janeiro como a cidade mais inovadora do Brasil. Esse também é o entendimento de Vargas ao destacar que o “Rio é muito criativo e possui uma grande vocação para tecnologia. É a região que melhor representa o aspecto inovador do País. O Rio, que já foi capital do Brasil, é a capital da inovação” e acrescentou ainda “o Rio Info é um ambiente que estimula, mas também onde se manifesta o surgimento de soluções e ideias inovadoras”.

Cooperação - Da concepção do tema à realização do evento, o Rio Info tem a colaboração de diversos entusiastas da TI e empreendedorismo, entidades de fomento, como o Sebrae, e instituições como a Associação Comercial e o Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio), além representantes da academia.

O Coordenador Geral do Rio Info, Alberto Blois, destacou que o Rio Info é um evento colaborativo e compartilhado, no qual as parcerias são fundamentais. “O Rio Info é feito com a colaboração de muitas mãos que representam diversos setores da sociedade. Isso nos ajuda a fazer um encontro voltado a abordar temas que estejam alinhados com os interesses e demandas reais. Não pautamos a programação para o público, são eles que nos orientam a montar a programação do Rio Info”.

 Aquecimento - Entre o Lançamento e a realização do Rio Info 2019, acontecerá o Circuito Rio Info, que percorrerá diversos municípios do Estado. Ano passado as cidades de Três Rios, Teresópolis, Petrópolis, Duque de Caxias e Niterói sediaram os encontros. Esse ano, segundo os organizadores, a ideia é ampliar o número de cidades. O calendário com as datas e locais dos ainda não foi divulgado.

Rio Info 2019– Com o tema Cultura Digital, a décima sétima edição do Rio Info 2019 vai acontecer nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, no Centro do Rio. Em 2018 o evento bateu todos os recordes de atividades, público e sessões de negócios. No dia 27/03, durante a solenidade do lançamento, será anunciado o início das inscrições no site oficial do Rio Info www.rioinfo.com.br.

Leia mais



08.03.2019

Liderança feminina em empresas de tecnologia


Hoje é o dia delas - das mulheres, de todas as mulheres. O dia de celebrarmos suas conquistas e refletirmos sobre o que todos podemos fazer para que a época em que homens e mulheres tinham direitos, deveres e oportunidades desiguais se torne apenas uma lembrança de um passado superado.

Para falar sobre caminhos para aumentar a participação das mulheres em posições de liderança nas áreas de tecnologia e inovação, trouxemos Cátia Tokoro - executiva com 24 anos de experiência em multinacionais e TI e Telecom e líder do Grupo Mulheres do Brasil, que trata de Educação e cultura, saúde, empreendedorismo, políticas públicas e privadas, igualdade racial e aceleração de mulheres em posições de liderança. Em setembro, Cátia vai comandar o seminário "Liderança feminina em empresas de tecnologia", dentro da programação do Rio Info 2019.  

Leia mais



20.02.2019

Micro Influenciadores são realidade no mercado

Usuários ativos em redes de sociais com muitos seguidores engajados são vistos como estratégicos nas ações de marketing de muitas marcas. Aqui segmentação é a palavra de ordem. 

Uma crescente tendência no mercado é o uso de micro influenciadores digitais na estratégia  de marketing. Eles são usuários ativos nas redes sociais que possuem, em média, de 5mil a 100mil seguidores engajados em seus perfis e, dessa forma, possuem o potencial de estabelecer parceria com marcas tornando as campanhas no meio digital mais eficazes.

Diferente dos grandes influenciadores que aparecem em comerciais de tv e revistas, os micro influenciadores são mais acessíveis e falam com um nicho mais específico que pode representar o mesmo público segmentado para o qual é voltado o produto ou serviço de uma marca.Além da capacidade de os micro influenciadores serem mais cirúrgicos no público a ser alcançado e, portanto, aumentando a taxa de conversão, eles também são perfeitos para as marcas que possuem verba reduzida para implementar ações de marketing. Muitas vezes a exposição da marca nos perfis dos micro influenciadores são feitas em troca de produtos, serviços ou por um valor significativamente menor do que se a mesma negociação fosse feita com uma grande personalidade midiática.

 A coisa é séria – Uma das preocupações que a empresa precisa ter é observar se o influenciador e seu público estão de acordo com o segmento desejado. Para facilitar a vida desses empreendedores já existem empresas e plataformas especializadas em encontrar nas redes micro influenciadores  que possuem seguidores com o perfil que uma determinada marca deseja.

O novo boca a boca - A micro influenciadora digital, Iruama Santana, que possui aproximadamente 10 mil seguidores através de seu blog e perfis Instagram e You Tube, todos voltados a falar de cuidados com a pele e estilo de vida. Segundo ela, o mercado não olha para os micro influenciadores como tendência, mas sim como uma realidade. “O mercado já percebeu o valor dos micro influenciadores. Temos um poder muito grande em razão da relação muito próxima com o nosso público, e isso passa verdade  e transparência. Dá uma nova proporção ao antigo boca a boca. Quando falamos de um produto passamos confiança e isso ajuda muito na hora de fechar um negócio”, explicou a Iruama, que palestrou sobre esse tema durante a décima sexta edição do Rio Info, no ano passado.

 Rio Info 2019 vem ai – E a décima sétima edição do Rio Info já está sendo preparada e abordará esses e outros assuntos em voga do mundo tecnologia, negócios e sociedade. Com o tema Cultura Digital, o Rio Info 2019 já tem data marcada e vai acontecer nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, no Centro do Rio. A expectativa sobre essa edição é grande, visto que em 2018 o evento bateu todos os recordes de atividades, público e sessões de negócios. “ A cada edição fazer um Rio Info surpreendente, essa é a nossa meta”, afirmou o Coordenador Geral do Rio Info, Alberto Blois. 
Para saber quando serão abertas as inscrições e qual será a programação completa do encontro, fique atento as atualizações no site www.rioinfo.com.

Assisa a entrevista de Iruama Santana durante o Rio Info 2018.

Leia mais



13.02.2019

Como vender minha inovação?

O Rio Info além de abordar temas voltados a tecnologia, trouxe também temas úteis aos empreendedores para ajudar a comercializar de forma mais eficaz suas inovações.

Com o advento das novas tecnologias, a forma de se comunicar com o público está mudando constantemente. Os canais mais tradicionais do marketing não são mais tão eficientes. Folhetos, propagandas e campanhas publicitárias podem ser consideradas por muitos como invasivas.
Criado nos Estados Unidos e popularizado em 2009, o Inbound Marketing, diferente do Marketing tradicional, é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de atrair e converter clientes através de conteúdo relevante, explorando diferentes plataformas como blogs, sites, mecanismos de busca e redes sociais. Ou seja, não é mais a empresa que busca o cliente, é o cliente que encontra a empresa.

Essa metodologia ajuda a empresa a atrair um número maior de leads, e a partir disso tornando-os possíveis consumidores dos seus serviços e produtos.  Além disso, o Inbound Marketing pode reduzir drasticamente o custo por aquisição de cliente quando comparada com modelos tradicionais de marketing. Ou seja, mais eficaz e mais barato.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Hubspot, uma desenvolvedora americana de soluções para esse segmento, táticas de Inbound Marketing resultam em aproximadamente 54% mais leads do que os tradicionais sistemas de marketing e podem economizar muito ao se aplicarem corretamente as estratégias.
O importante é produzir conteúdos que sejam relevantes para o público que pretende alcançar e criar canais de divulgação como Blogs, Canais no Youtube, E-books, webinars, lead pages.
Em 2018 o tema foi pauta de uma das mais de 120 palestras ocorridas durante o Rio Info. Não se trata apenas de discutir tecnologia e inovação, mas também, apresentar novos formatos e estratégias para comunicar a solução para ao mercado. “Quando vamos a eventos de tecnologia, encontramos tecnologia de ponta, mas muitas vezes esquecemos de como vender isso, de como atrair o consumidor final. Aqui no Rio Info, na minha palestra, eu falei sobre Inbound Marketing e como criar caminhos para as pessoas comprarem mais”, explicou Gustavo Motta, fundador e CEO da Wedologos, empresa especializada em Marketing Digital.

Para o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, o Rio Info trouxe não apenas temas nativos de TI, mas sim o uso da tecnologia aplicada. “A transversalidade de TI é um fato, e abordar temos como marketing digital é essencial para quem se interessa por esse segmento em si, mas para as empresas e startups que desejam ganhar mais posicionamento e visibilidade no mercado tão competitivo”, destacou.

A edição 2019 vai acontecer nos dias 16 e 17 de setembro, com o tema Cultura Digital, segundo os organizadores, a missão do evento este ano é bem clara “superar a edição de 2018 que foi um enorme sucesso”. Para saber mais informações sobre a décima sétima edição do Rio Info fique atento as atualizações do site rioinfo.com.br e seus canais nas mídias sociais.

Veja a  entrevista do fundador e CEO da Wedologos, Gustavo Motta, realizada durante o Rio Info 2018.

Texto: Bruno Nasser

Leia mais



05.02.2019

Dada a largada do quarto Edital Startup Rio

Oitenta e dois projetos foram selecionados para primeira faze do programa, dos quais 66 avançarão e receberão cada um uma verba de até 96mil reais para desenvolverem suas ideias.

As atividades da quarta edição do edital do Startup Rio foram abertas no início da última semana, em uma cerimônia na Biblioteca Parque, no Centro do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença dos proponentes, representantes do poder público e de entidades de fomento.

Na mesa de abertura da solenidade estavam presentes o coordenador do Startup Rio, Paulo Espanha, o Diretor Técnico da Faperj, Mauricio Guedes, o presidente da Faperj, Jerson Lima, e o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

O edital foi lançado em 2018 e teve 222 inscrições, dos quais foram selecionados 66 projetos da cidade do Rio de Janeiro, dez projetos da Região Serrana do Estado, outros seis do Sul Fluminense.

Os representantes dos 82 empreendimentos passarão por um programa de treinamento com a duração de oito semanas. Ao final desse período, os projetos passaram por uma nova banca que selecionará até 66 empreendimentos, que por sua vez, passarão por um segundo programa de treinamento com a duração de 14 meses. Durante esse período cada projeto receberá R$8mil mensais para desenvolverem suas ideias.

De acordo com Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Rodrigues, o valor total voltado a esse edital é de seis milhões e setecentos mil Reais. Ele pontuou também que o previsto para os próximos editais é a ampliação do alcance dessa iniciativa. “Esperamos que nos próximos projetos possamos contemplar todas as regiões do Estado”, afirmou o Secretário.

Rodrigues ainda destacou a importância do programa para a economia. “Esses são projetos voltados ao desenvolvimento de produtos que poderão ser comercializados gerando receita para o Estado, emprego e renda”, destacou Leonardo.

Nova fase - A novidade desse projeto são as parcerias com outras secretarias do Estado que, segundo o novo coordenador do programa Startup Rio, Paulo Espanha, ampliará os setores da economia comtemplados pelos próximos editais. “A nova fase do programa contempla não apenas o edital em si, mas a parceria com outras secretarias, sendo a primeira delas com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que irá diversificar os editais não só para área tecnológica, ampliando o número de disciplinas contempladas” explicou o Espanha.

Inspiração para os novos projetos – Na abertura do evento o sócio fundador da Phygitall, Lucio Neto, apresentou para o público a história do seu empreendimento. A startup, que desenvolve soluções ligadas a Internet das Coisas e rastreabilidade de ativos, nasceu em 2016 no edital do programa daquele ano, e desde então está se tornando cada vez mais madura tendo no currículo importantes projetos em curso com clientes como a Marinha do Brasil e Embrear, e outros projetos em parceria com grandes empresas como a Sisco, Gerdau e Ambev. “A inspiração para os novos proponentes é saber que existe um programa como o Startup Rio que pode viabilizar um projeto de empreendedorismo, transformar ideia em negócio. Tenho um grande carinho por essa iniciativa e fico feliz com a sua continuidade”, declarou Netto.

O Programa - Criado em 2013 pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e desenvolvido em parceria com a Faperj,  o programa Startup Rio tem o propósito de fomentar boas ideias transformando-as em empreendimentos maduros e relevantes, além de consolidar a vocação natural do Rio de Janeiro de inovar. Nessa edição o programa buscou projetos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Saúde, Educação, Transporte, Segurança  e soluções que utilizem Internet das coisas.Ao todo, nas três edições anteriores, o passaram pelo programa 155 e capacitou um número que ultrapassa 300 empreendedores. Mais 30 novos CNPJ criados e foram gerados mais de cinco milhões de Reais em receita.

A Riosoft é um dos apoiadores do  Startup Rio, para o diretor executivo da Riosoft e coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, iniciativas como essa dão oportunidade a boas ideias ganharem vida e mostrar para o mundo o potencial inovador do Rio de Janeiro. “O Startup Rio sem dúvida um programa muito especial que dá oportunidade para muitos empreendedores com uma mentalidade inovadora. O Rio Info 2018, foi palco para apresentação dos projetos desenvolvidos no programa, e foi um grande sucesso. Queremos cada vez mais estar próximos e somar forças com iniciativas como essa que fomente a inovação”, enfatizou Blois.

Texto: Bruno Nasser

Leia mais



03.01.2019

Veja o que realizamos em 2018

2018 foi um ano desafiador mas com muito trabaho e parcerias estratégicas a Riosoft terminou o ano com o saldo positivo. Veja tudo o que fizemos em em 2018. E que o ano de 2019 seja ainda melhor!

Leia mais



11.12.2018

Patrocínio Encontros Rio Info (CGI)


Leia mais



10.12.2018

Encontros Rios Info evidenciam a potência do interior

Na terceira edição da iniciativa, quatro cidades sediaram os encontros com a participação total aproximada de 900 pessoas.

Além de gerar negócios, os encontros evidenciaram o conhecimento e capacidade técnica do interior.A iniciativa de levar o debate e fomento ao desenvolvimento tecnológico, que acontece anualmente no Rio Info, para o interior do Estado teve início em 2016, sendo realizado pela primeira vez no município de Petrópolis. Três edições depois, os Encontros Rio Info ganharam outra proporção e aconteceram em quatro cidades do Rio de Janeiro, onde deixou um legado sólido se consolidando como um catalisador das potencialidades regionais.

Duque de Caxias, Três Rios, Petrópolis e Teresópolis sediaram os encontros que ao todo reuniram mais de 900 pessoas, entre empreendedores, acadêmicos, representantes do poder público, que participaram de painéis e palestras sobre os mais variados temas de acordo com as principais demandas de cada região.

Mescla de conhecimento e negócios – Os encontros tiveram como base as conferencias e as sessões de negócios, sempre com dois dias de duração. Só em Petrópolis aconteceram 288 interações empresariais durante a Sessão. “Temos uma metodologia que potencializa a participação dos empresários. Todos interagem com todos, e dessa forma, aumenta exponencialmente a geração de novos negócios e parcerias, sem falar no grande networking gerado a partir desses contatos”, destacou o Gerente do Sebrae/RJ, Renato Regazzi.

Soma de forças – Para a realização de cada um dos encontros foi necessária uma verdadeira coalizão de forças. Na mesa de abertura de cada evento teve a presença de representantes de empresas, do poder público, entidades ligadas ao setor e universidades locais, mas também, contou com a articulação de agentes ativadores e entusiastas da tecnologia, como é o caso do Diretor do TI Rio e Produtor e Apresentador do Programa Ciência em Movimento, Marcio Campos. “Há muito tempo desejávamos a realização do Rio Info no interior. Hoje estamos assistindo ao resultado da soma de muitas forças, e a cada ano, os Encontros estão ficando cada vez maiores e expandindo para mais cidades”, destacou Campos.

Falando em continuidade e expansão, ao final de cada sequencia de Encontros Rio Info o compromisso com a permanência dessa iniciativa cresce cada vez mais. Em cada cidade sede aumenta-se a adesão e expectativa para a próxima edição. Some a isso, a manifestação de participantes e representantes de outros municípios que “exigem” a realização do evento em sua cidade. “Registro aqui o desejo de que no ano que vem (2019) seja realizado o Rio Info em Paulo de Frontin”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Marcos Fontes, durante o evento em Três Rios. Em contrapartida, os organizadores já anunciaram que a realização do Rio Info Paulo de Frontin está em fase de articulação, porém sem data definida.

Realização local, alcance regional – Um aspecto comum a todos os encontros foi o alcance regional de cada um deles. Apesar de o foco das ações serem voltadas ao município onde fora realizado, sempre estavam presentes participantes oriundos de outras cidades interessados em conhecer o ecossistema local e mapear oportunidades. Essa característica aponta para o fato de que o desenvolvimento econômico e tecnológico de determinado município passa também pelo estabelecimento e manutenção de uma sinergia regional. Essa necessidade é muito mais evidente no interior, onde não faltam talentos e vocações para tecnologia e empreendedorismo, mas, de acordo com depoimentos, ações como os Encontros Rio Info pavimentam o caminho para agregar os atores da cadeia produtiva e criar um ambiente sólido de inovação e desenvolvimento.

Além das palestras e sessões de negócios, junto aos Encontros Rio Info foram organizados desafios de inovação, ideiathon, que reuniu jovens de diferentes formações. Os projetos desenvolvidos apresentaram soluções reais para problemas locais e os melhores participarão do Rio Info no Salão da Inovação.

Na avaliação do Vice-Presidente do TI Rio e Coordenador Geral do Rio Info, Alberto Blois, o saldo dos encontros foi muito positivo. Segundo ele, o mais importante desse processo foi evidenciar que o interior é um grande produtor de conhecimento e inovação. “Não realizamos esses encontros para ensinar ao interior sobre tecnologia. Isso eles já sabem. Cada uma das cidades por onde passamos possui grande capacidade e conhecimento técnico. Nosso objetivo é fomentar a criação de um ambiente que favoreça a inovação e gere riqueza para essas regiões, além de cada vez mais, diminuir a distância entre o interior e a capital”, enfatizou Blois.

 Encontros Rio Info - Para saber como foram cada um dos Encontros Rio Info clique nos links abaixo
Rio Info Caxias - https://rioinfo.com.br/2018/05/11/baixada-fluminese-celeiro-de-oportunidades/

Rio Info Petrópolis -  https://www.ti.rio/info/43746/primeiro-dia-do-rio-info-petropolis-surpreende ehttp://rioinfo.com.br/2018/08/29/3a-edicao-do-rio-info-petropolis-foi-um-sucesso/

Rio Info Três Rios - https://www.ti.rio/info/43773/primeiro-dia-do-rio-info-tres-rios-supera-expectativas ehttps://www.ti.rio/info/43783/que-venha-o-rio-info-tres-rios-2019

Rio Info Teresópolis - https://www.ti.rio/info/43805/2a-edicao-do-rio-info-teresopolis-foi-tres-vezes-maior


R


Rio Info 2018 – A décima sexta edição do mais completo evento de TI e Negócios do Brasil, vai acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro do Rio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site http://rioinfo.com.br.

Leia mais


STAY CONNECTED