Notícia


13.08.2018

Evento diminui distância entre potências empreendedoras do Rio

Realizado pela primeira vez na Baixada Fluminense, o Fome de Negócios, foi um marco no estreitamento entre potências econômicas do Estado.

Leia mais



24.07.2018

Fome de Negócios chega à Baixada

Depois da primeira edição que reuniu mais de 30 empresários na sede do Startup Rio, no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro, o TI Rio e a Riosoft realizarão o Fome de Negócios na Baixada Fluminense. Com o formato dinâmico e informal, o evento, que vai acontecer no Colabo.Space, no centro de Nilópolis, tem objetivo de promover um espaço que potencializa a articulação de novos negócios e networking entre empresas de diferentes portes do Rio e da Baixada.

Leia mais



24.07.2018

Mentores e startups trocam experiência em Rodada de Mentoria

Startups em diferentes estágios de maturação participaram da Rodada de Mentoria no Startup Rio, realizada pela Riosoft em parceria com o TI Rio. O objetivo dessa iniciativa foi levar a esses novos empreendimentos o auxílio necessário para alavancarem seus projetos através da orientação de um corpo de mentores com vasta experiência em empreender em áreas como saúde, educação, funding, inovação, design, gestão, comercial, recursos humanos, entre outras. O evento aconteceu ontem (19/07) na sede do Startup Rio, na Rua do Catete, 243, Catete, Zona Sul do Rio.

Leia mais



11.07.2018

Estão abertas as inscrições para o Rio Info 2018

Empresários, empreendedores, profissionais, acadêmicos e estudantes de TI já podem se inscrever e garantir presença no Rio Info 2018, o maior evento de negócios e Tecnologia da Informação (TI) do País. O encontro, que está na 16ª edição, acontece nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, Centro do Rio, e terá como tema a Transformação Digital.  

Realizado pela Riosoft, com organização do TI Rio e Sebrae-RJ, o Rio Info representa uma grande vitrine para quem quer fazer contatos e parcerias, trocar experiências e divulgar a sua empresa.
As inscrições podem ser feitas com valor promocional até o dia 21 de agosto e devem ser feitas no site oficial do evento www.rioinfo.com.br. São esperadas mais de 2.000 pessoas nos dois dias de evento, que já dá mostras que irá surpreender mais uma vez.

Os visitantes poderão participar de palestras, seminários e oficinas abrangendo temas como Diversidade na TI, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, TI – no futuro do desenvolvimento brasileiro, Influenciadores digitais, Cyber Security e muito mais. O Rio Info é uma oportunidade de negócios, conhecimento, networking e informação para os participantes.

Até o momento, já são 120 palestrantes e mais de 100 atividades confirmadas. A edição 2018 contará ainda com Rodada de Negócios, Salão da Inovação, Final da Copa Rio Info de Algoritmos, Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no Hacking.Rio, Happy Hour etc. A programação completa você confere em www.rioinfo.com.br.

Pela qualidade da programação e dos participantes o Rio Info tornou-se referência no contexto da TI no Brasil e reúne em um só lugar Experts, Geeks, PhDs, CIOs, Gurus, Mentores, Evangelistas, Investidores, Empreendedores e outros Entusiastas da TI.

Assista aqui o convite do coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, para os apaixonados pelo universo da TI, assim como nós.


Leia mais



21.06.2018

Transformação digital e o impacto nas cadeias produtivas é tema do Rio Info 2018

A décima sexta edição do encontro abordara as mudanças como resultado das novas tecnologias, seus impactos na sociedade e nas empresas, e as oportunidades negócios.

A tecnologia influencia cada vez mais o cotidiano das pessoas e das empresas. A necessidade de adaptar-se é vital, pois trata-se de um caminho sem volta.Essa realidade que se impõe a todos e em todo planeta tem recebido o nome de Transformação Digital. E esse será o tema da décima sexta edição do Rio Info, um dos principais eventos de tecnologia e negócios do Brasil, que acontecerá em setembro no Rio de Janeiro.

Leia mais



21.06.2018

1º Encontro "Fome de Negócios" foi um sucesso

No dia da estreia da Copa do Mundo quem saiu vencedor foi uma seleção de empresários que participou do encontro Fome de Negócios. Organizado pelo TI Rio, com realização da Riosoft, e apoio do Sebrae, Faperj e Assespro, o objetivo do evento, que aconteceu na sede do Startup Rio, foi criar um espaço para a troca de experiência empresarial, ampliação da malha de contatos e articulação de novos negócios e parcerias.

De acordo com a avaliação dos participantes, o formato descontraído e o ambiente informal propiciaram uma melhor interação entre as mais de 20 empresas participantes. Dentre elas, havia empreendimentos de diferentes portes, inclusive nascentes. “Esse encontro está sendo muito importante, principalmente para as startups, por poderem interagir com empresários de outras áreas, investidores e estabelecer um relacionamento mais próximo a eles”, afirmou Marcos Neme, coordenador do Startup Rio.

“Já deixo registrado o convite para o próximo evento, pois a “fome” por negócios, depois desse primeiro encontro só aumentou”, ressaltou o vice-presidente do TI Rio, Alberto Blois, ao comentar o saldo positivo do evento e anunciar que outras edições desse formato serão realizadas.

Retrato – A diversidade não estava apenas no porte das empresas participantes. O ramo de atuação de cada uma delas era bastante diversificado: Inteligência Artificial, Saúde, Games, Segurança, Contábil e Jurídica, e tantos outros segmentos. O que evidência a transversalidade da aplicação da tecnologia.

Sintonia -  Ao ouvir a apresentação e o campo de atuação das empresas que participaram do Fome de Negócios  dava a impressão que se estava falando da programação da décima sexta edição do Rio Info. Fato esse que não surpreendeu Blois. “Não foi surpresa  para nós, muito pelo contrário. Buscamos no que está acontecendo no mercado, na comunidade de TI, para montar a programação. O Rio Info é reflexo do que estamos vendo aqui”.

Rio Info 2018 –  A décima sexta edição do mais tradicional encontro de tecnologia e negócios do País vai acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Sulamerica, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições serão abertas em breve e a programação já está disponível no site http://rioinfo.com.br/ . Outras informações podem também ser encontradas no perfil no instagram @rioinfo.oficial.

Representatividade -  Participação do TI Rio na organização de eventos como esse aponta para o compromisso em fomentar o desenvolvimento das empresas de TI do Rio de Janeiro. O sindicato atua também como um canal de informação e prestação de serviço para a comunidade tecnológica fluminense. Uma dessas fontes é o informativo semanal TI NEWS que tem como pauta as principais notícias do mundo da tecnologia.  Essas e outras produções podem ser assistidas no Canal do sindicato no YouTube, o TIRIOTV.

Leia mais



07.06.2018

Como contribuir para o desenvolvimento econômico e social de uma localidade

Texto atualizado de Renato Dias Regazzi* (publicado na revista Inteligência Empresarial, número 38, CRIE/COPPE/UFRJ)

“Para ações de fomento ao desenvolvimento regional é necessário enfatizar a importância do progresso técnico e as dificuldades para a sua geração e assimilação nas regiões subdesenvolvidas. Por essa razão, no diagnóstico e nas ações de fomento, está explícita a ideia de criação de centros endógenos de decisão e de desenvolvimento econômico e social”.                                                                                                     (Celso Furtado apud Clélio Campolina Diniz -2009) 

A sociedade vem passando por grandes transformações nas últimas décadas, sobretudo pelo advento das novas tecnologias de comunicação e processamento de dados, o que vem promovendo a conscientização cada vez maior da população, especialmente pelo maior acesso a informação por meio da proliferação da internet, das redes de relacionamento e comunicação, impactando na vida política, econômica e social da população. Outra questão são as fortes mudanças climáticas advindas do aquecimento global que acabam impactando as economias locais devido as catástrofes ambientais e sociais de efeitos significativos. Destaca-se além disso a crescente redução de postos de trabalho advindo das mudanças radicais de modelos de negócios, que se apropriam das novas tecnologias e exigem cada vez mais capacidades individuais e produtividade. Da mesma forma é possível observar a falta de infraestruturas básicas para melhorar a qualidade de vida da população, sejam: na saúde, segurança, transporte e incentivos a educação e ao empreendedorismo de forma universalizada, principalmente em países pobres ou em desenvolvimento. 

Clique aqui e leia o artigo completo.

Leia mais



06.06.2018

Baixada Fluminese – Celeiro de oportunidades

Aconteceu o primeiro Rio Indo realizado na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias. O evento se mostrou surpreendente por evidenciar a dimensão da vocação local para o desenvolvimento tecnológico.

Intenso! Essa é a palavra que define o primeiro dia do Rio Info Caxias. O Evento teve uma densa programação que promoveu a troca de conhecimento, sessão de negócios, desafio de inovação. O auditório lotado contou com a  participação maciça de estudantes, empresários, acadêmicos, empreendedores, representantes do poder público e de entidades lidadas ao setor de tecnologia. Tudo isso, aponta a riqueza de conhecimento e as grandes oportunidades existentes na Baixada Fluminense.

Os Encontros locais Rio Info é uma iniciativa apoiada pelo TI Rio e que pela primeira vez e realizado em Caxias  no Museu de Ciência e Vida, no centro do município. Além do TI Rio, esse encontro acontece graças a soma de esforços de diversos agentes e entidades como Riosoft. O encontro termina hoje.

O ex ministro de Ciência e Tecnologia, atual deputado federal, Celso Pansera, é um representante do poder público reconhecido pela sua forte atuação nas pautas voltadas ao setor da tecnologia. Presente  na mesa de abertura do evento, o parlamentar se declarou  um veterano na participação do Rio Info. “Estou sempre no Rio Info e estive também em um dos encontros realizados na região serrana. Fico muito feliz por participar dessa iniciativa do Rio Info de levar o debate sobre o desenvolvimento tecnológico para Baixada Fluminense. Sem dúvida é o começo de um novo momento para essa região’, declarou Pansera.

Baixada: Celeiro de oportunidades – Um dos aspectos presentes na fala dos participantes e palestrantes do evento é a carência de oportunidades para o desenvolvimento de novas soluções  não só  no Município de Duque de Caxias, mas na Baixada com um todo. Mas isso não quer dizer que não haja conhecimento técnico de alto nível e tino empreendedor. O foi encontrado no Rio Info Caxias; um público, sobretudo de jovens, com formações distintas, perfil inovador e conhecimento para inovar, porém, uma das principais barreiras para que grandes projetos não ganhem vida é falta de incentivo.  É o que explica Eduardo Nascimento,  da agencia Anima 3, que fomenta na região a experiência do usuário e soluções de cidades inteligentes. “Mesmo com o mundo tão globalizado, é difícil o acesso chegar até aqui. E eventos como esse, que leva para os jovens dos interiores e da baixada essa discussão sobre tecnologia, é muito importante. São muitas ideias pulsando e mostrando que a Baixada é um celeiro de oportunidades”, enfatizou Nascimento, ao falar da realização Hackaton, um desafio de inovação para alunos universitários e do ensino médio para estimular os jovens a pensarem em soluções para problemas de cidades periféricas, como Duque de Caxias. O objetivo é propor ideias que possam resolver questões sérias, como, por exemplo, descarte do lixo, segurança pública, infraestrutura de cidades, mobilidade e acessibilidade.

“Se tudo falta, tudo cabe. E aí estão as oportunidade”, a afirmação é do gerente do Sebrae/RJ, Renato Regazzi, ao abrir a Sessão de Negócios que teve a participação de 50 empresas. Regazzi, que também falou durante a solenidade de abertura do evento, destacou o tema central do Rio Info 2018, Transformação Digital e como a TI está presente em todos os setores da cadeia produtiva em razão da sua transversalidade. E por essa razão, são inúmeras as oportunidades que esse segmento oferece. Ele propôs ainda, uma mudança de olhar para a própria realidade. A deficiência na prestação de diversos serviços escondem enormes oportunidades de novos negócios. “Diferente de economias já sedimentadas, temos uma economia muito elástica. Há muito que oferecer diante da enorme demanda de soluções inovadoras”, explicou.

Empreendedorismo e Conhecimento - Um dos principais articuladores para realização do Rio Info Caxias, foi o diretor do TI Rio e produtor do programa Ciência em Movimento, Marcio Campos. Ele avalia que essa é uma oportunidade de reunir o ecossistema tecnológico da Cidade de Caxias. “A presença do Rio Info, junto com as universidades e cursos de formação profissional é um marco muito importante no que chamamos de Empreendedorismo Intensivo em Conhecimento. Fazer com que essa juventude produza conhecimento empresarial aqui na cidade de Caxias”, afirmou.

Compromisso -  Durante a abertura do evento o presidente do TI Rio, Benito Paret, destacou que a realização desse encontro é fruto de uma articulação de longa data e que hoje ganhou vida. “Iniciamos a conversa de realizar o Rio Info na Baixada há pelo menos dois anos. E temos a certeza de que não ficaremos apenas nesse. O objetivo é avançar e fomentar o desenvolvimento tecnológico para todo o Estado do Rio”.

O coordenador geral do Rio Info Alberto Blois, fez um convite ao publico que na verdade tratou-se de uma ratificação de um compromisso. “Estão todos convidados para o Rio Info Caixas 2019”.  Blois deixou claro em sua fala que esse não será o primeiro e único evento realizado, mas sim, o primeiro de muitos. E o que o objetivo não é levar  inovação, mas fomentar o desenvolvimento do talento local. “ O potencial inovador já está presente nesse aqui”.

Encontros Rio Info / Rio Info 2018 – Esse está sendo o primeiro de uma série de encontros realizados em diversas cidades. Petrópolis, Teresópolis, Três Rios, Niterói e Volta Redonda sediarão os próximos eventos. A decima sexta edição do Rio Info principal, está previsto para acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro do Rio de Janeiro.

Para ficar por dentro da programação e quando serão abertas as inscrições, siga o perfil do evento no Instagram @rioinfo.oficial e também a página do Rio Info no Facebook. Mais informações podem ser encontradas no site www.rioinfo.com.br.

Leia mais



06.06.2018

Rio Info: um evento colaborativo

Encontro organizado pelo Sebrae com os líderes da comunidade tecnológica discute sobre a décima sexta edição do Rio Info. 

Leia mais



06.06.2018

Fome de Negócios: Encontro reúne parceiros, investidores e clientes em um só lugar

Mate a fome enquanto gera oportunidades de negócios participando de um encontro com startups e empresas maduras.

O formato é simples e informal com muito networking. Conheça parceiros, investidores, clientes e incremente sua malha de relacionamentos enquanto participa de um lanche.

Participe, são apenas 25 vagas!  É a fome com a vontade de comer, não deixe de participar.

Serviço:
Encontro: Fome de NegóciosData: 14 de junho 2018Horário: 12h00 às 14h30Local: Startup Rio - Rua do Catete, 243Inscrições: contato@riosoft.org.br (nome da empresa, CNPJ, nome do participante, CPF, e-mail e celular)

Leia mais



14.08.2017

Rio Info Três Rios é considerado um marco inicial para o desenvolvimento da TI na região

A  cidade de Três Rios sediou o primeiro da sequência de Encontros Rio Info que acontecerão na Região Serrana do Estado. Mais 100 pessoas entre empresários, profissionais, acadêmicos e estudantes de diversas cidades fluminenses e de outros estados participaram dos  workshops e palestras sobre variados temas no evento que foi considerado um marco significativo no incentivo ao desenvolvimento tecnológico local.

Segundo os organizadores, o objetivo de agregar os agentes fundamentais para alavancar uma nova era de inovação em Três Rios foi alcançada, tendo em vista os membros que compuseram a mesa de abertura do evento. Nela, estavam presentes o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois,  o prefeito da cidade, Josimar Salles; o coordenador local do Sebrae, Jorge Pinto; o produtor e apresentador do programa Ciência em Movimento, Márcio Campos; e  os empresários Sérgio Carvalho (API System) e João Paulo (Acesso). O encontro aconteceu nesta terça-feira, 08/08, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Faetec do município.

Ponto em comum – As declarações, tanto de palestrantes como de participantes, quanto ao atual cenário do setor de TI local tinham um ponto em comum: “o isolamento da cidade é um dos fatores que contribui para o lento desenvolvimento tecnológico”. No entanto, isso não significa que Três Rios não tenha vocação para tecnologia, muito pelo contrário. Foi o que defendeu o professor universitário e organizador do Google Developer Group (GDG) de Três Rios e Vassouras, Anrafel Fernandes, que falou da sua experiência no Vale do Silício  durante o painel  What’s new in Google I/O 2017, no qual destacou a colaboração e o networking como um dos pilares que contribuíram fortemente para a consolidação da região da Califórnia, EUA, como referência mundial em desenvolvimento. Anrafel foi categórico ao afirmar que “temos todo o conhecimento tecnológico necessário para alavancar, o que precisamos é de uma mudança de mentalidade”.

Na opinião do prefeito Josimar Salles, a realização do Rio Info no município colabora para colocar “a cidade de Três Rios nos trilhos da inovação tecnológica”. E esse é justamente o objetivo do encontro, segundo enfatizou o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, durante a abertura  do  encontro. “Não estamos realizando esse evento para ensinar sobre tecnologia. Estamos aqui para agregar e servir como um catalisador do potencial tecnológico  local existente, não só aqui em Três Rios, mas em outros municípios da Região Serrana, diminuindo cada vez mais as distâncias entre o interior e a capital do Estado”.



Olhos e ouvidos atentos – Temas como Deep Learning, mercado de games, práticas inovadoras de sucesso  com testemunhos de empreendedores locais,  apresentação de projetos desenvolvidos pelo Sebrae voltados ao setor, e também, apresentação das atividades desenvolvidas pela Riosoft e pelo TI Rio que apoiam o empresário de TI, prenderam a atenção dos empresários e profissionais presentes. Já a oficina sobre Games e Simuladores foi a que seduziu um número expressivo de estudantes oriundos dos mais variados cursos técnicos. “Trouxemos os temas de maior relevância para os profissionais e empresários locais, e assim como acontece no Rio Info, voltamos a nossa atenção também para os profissionais do futuro”, pontuou o Blois ao comentar, com satisfação, a intensa interatividade dos participantes e a forte presença de estudantes.

Rio Info –  A primeira edição do Rio Info Três Rios foi considerada um sucesso, mas não terá um fim em si  mesmo. Segundo os organizadores, o objetivo é dar continuidade nas ações, ampliar e consolidar parcerias.  E a décima quinta edição do Rio Info, que acontecerá  no Rio de Janeiro, será onde os frutos desse pacto entre diferentes agentes ganhará ainda mais visibilidade. “Em uma ação conjunta entre o TI Rio, Riosoft e com o apoio da prefeitura de Três Rios, levaremos uma delegação de empresários locais para o Rio Info. Será uma chance única de integração, sinergia, troca de experiência e geração de grandes oportunidades para todos”, destacou Blois.

O Rio Info 2017 acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro, Rio de Janeiro. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site www.rioinfo.com.br

Próximos Encontros – Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das empresas de TI da Região Serrana do Rio, a Riosoft, em parceria com o TI Rio, realizará uma sequência de eventos em diferentes cidades do interior fluminense. Os próximos Encontros Rio Info, acontecerão em Teresópolis, no dia 22/08,  na Unifeso e em Petrópolis, nos dias 30 e 31/08, na cervejaria Bohemia. Informações sobre programação e inscrição estão disponíveis no site rioinfo.com.br/encontros.

Leia mais



14.08.2017

Riosoft lança rede de desenvolvimento de ciência de dados e Inteligência Artificial

Empresários e acadêmicos estiveram presente no encontro de lançamento da Rede CDIA.Rio,  inciativa promete tornar o Estado do Rio de Janeiro referência mundial nesse segmento.

Um encontro com empresários e acadêmicos do setor de TI marcou o início das atividades da Rede Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Rio de Janeiro (CDIA.Rio ). De iniciativa da Riosoft, a Rede tem como um dos objetivos tornar o Estado um polo de referência internacional nestas tecnologias O Evento aconteceu na última sexta-feira (04/08), no auditório da instituição, no Centro do Rio.

A ideia central é agregar todos os envolvidos com ciência de dados e IA e criar sinergias e colaborações que resultem em novos projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços inovadores. “Essas não são tecnologias novas, mas que estão em um momento de grande visibilidade em termos de resultado de pesquisas, e o Rio de janeiro já tem muita coisa nesse sentido; O que nos motivou a criar a Rede para mostrar ao mundo que o Rio é sim uma referência para quem precisa de soluções inovadoras nessa área”, explicou o coordenador da Rede CDIA.Rio e presidente do Conselho da Riosoft, John Forman. 

Nas reuniões preliminares para criação da Rede, Forman conta que, entre empresas e grupos de pesquisa, mais de 30 instituições aderiam iniciativa, e no dia do lançamento mais quatro   instituições deram início ao processo de adesão.

A notícia sobre o lançamento de uma rede voltada para esse segmento chamou a atenção do  iraquiano Ahmed Yarub, formado em Engenharia de Computação e mestre em Inteligência Artificial pela universidade de Fukui, Japão, que participou do encontro e manifestou o desejo de participar.  “Minha expectativa é conhecer pessoas que estão interessadas na mesma área de minha atuação. Além de conhecer novas tecnologias e empresas.

Na avaliação de Ahmed, a rede CDIA,Rio é uma ótima iniciativa cuja a eficiência pode ser atestada por diversos casos de sucesso internacionais que adoram esse formato colaborativo como estratégia de fomento. “Todos os países que eu visitei, esse tipo de iniciativa era o melhor incentivo para indivíduos e empresas para colaborarem entre si e também desenvolverem”. 

A Rede dispõe de três modalidades de participação: Como Membros Natos - empresas ou instituições de ensino/pesquisa sediadas no Rio de Janeiro; Membros Participantes - pessoas físicas ou jurídicas, sejam ou não do Rio; Membros Apoiadores - empresas ou instituições, como por exemplos instituições governamentais, associações e investidores, que reconhecem a existência da rede e com ela interage de modo a ajudar na conquista de seus objetivos. Para saber como ser membro e outras informações acesse o site www.cdia.rio.

O próximo encontro da Rede CDIA.Rio acontecerá no dia 01 de setembro,  as 16h, na Riosoft,  Rua Buenos Aires, Nº68 – 14º andar, Centro – Rio de Janeiro. A programação está disponível no site oficial da Rede, para se inscrever envie um e-mail para inscricoes@riosoft.org.br informando nome do participante, nome da empresa/instituição e informações para contato. 

Rio Info – Durante a décima quinta edição do encontro de tecnologia e negócios Rio Info, evento organizado pela Riosoft, será realizado um seminário sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A expectativa é que até lá o número de membros  da Rede CDIA.Rio seja ainda maior. “Esperamos estar com em torno de 60 membros e apresentar o catálogo da nossa Rede, mostrando todo nosso potencial e conhecimento do Rio de Janeiro nesse campo”, destacou.O Rio Info acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro, Rio de Janeiro. Para inscrição ou demais informações, acesso o site www.rioinfo.com.br 

Redes temáticas – Além da recém-criada Rede CDIA.Rio, a Riosoft possui diversos grupos temáticos para atender de forma direcionada os interesses das empresas de TI do Rio de Janeiro. O objetivo é potencializar a geração de negócios e networking, através de ações que atendam as especificidades de cada um desses segmentos.  Informações sobre as atividades dos grupos temáticos podem ser encontrados no site www.riosoft.org.br.

Leia mais



31.07.2017

Rio de Janeiro terá uma rede de desenvolvimento de Ciência de Dados e Inteligencia Artificial.

“Big Data Analytics é o próximo mercado de 1 trilhão de dólares“, a afirmação é do presidente e fundador da Dell, Michael Dell, em um artigo publicado na revista Forbes. Se a previsão de Michael é pretensiosa, iremos descobrir, mas o fato é que a Ciência de Dados e Inteligência Artificial fazem parte dos assuntos mais debatidos e pesquisados atualmente, cuja as funcionalidades já fazem parte do nosso cotidiano, no entanto, todas as  possibilidades de aplicação pertencem a um vasto universo a ser explorado.

Com o objetivo de compartilhar informações sobre as tecnologias relacionadas e as aplicações possíveis desses segmentos, a Riosoft criou a Rede de Ciência de Dados & Inteligência Artificial do Rio de Janeiro, o CDIA.Rio. 

Uma das metas da iniciativa é fomentar a interação entre o setor acadêmico e empresarial, buscando criar sinergias que possam resultar em novos projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços inovadores. O projeto também pretende tornar o Estado do Rio de Janeiro um polo de referência internacional sobre o tema. “No Rio há muitas empresas atuando em Ciência de Dados e IA, há muitos interessados em aprofundar conhecimento sobre esse ramo que é tido como segmento dos profissionais do futuro, além de diversas organizações  e universidades que estão desenvolvendo inúmeros estudos. A Rede vai aglutinar todos esses diferentes agentes, fomentar o desenvolvimento do setor, e assim, tornar-se um referencial nacional e internacional sobre o assunto”, ressaltou o coordenador da iniciativa e presidente do Conselho Deliberativo da Riosoft, John Forman. 

Quem pode fazer parte - Há três formas de participação na Rede CDIA.Rio, como Membros Natos - empresas ou instituições de ensino/pesquisa sediadas no Rio de Janeiro -, Membros Participantes - pessoas físicas ou jurídicas, sejam ou não do Rio -,  e Membros Apoiadores - empresas ou instituições, como por exemplos instituições governamentais, associações e investidores, que reconhecem a existência da rede e com ela interage de modo a ajudar na conquista de seus objetivos. 

A Rede CDIA.Rio será lançada oficialmente no dia 04/08, às 16h, no auditório da Riosoft, na rua Buenos Aires, Nº68 – 14º andar, Centro – Rio de Janeiro. Durante o encontro também serão apresentadas as atividades a serem desenvolvidas pela Rede até o final deste ano. Os interessados em participar do lançamento devem se inscrever através do e-mail contato@riosoft.org.br. Para saber como ser membro da iniciativa e outras informações acesse o site www.cdia.rio.

Leia mais



19.07.2017

Considerada a empresa mais inteligente do mundo, Nvidia é nova apoiadora do Rio Info

 A fabricante americana de placas de vídeo e tecnologias, Nvidia, é considerada uma das maiores do segmento no mercado, e em razãoda sua inovação em áreas como Inteligência Artificial e Deep Learning, foi recentemente apontada pelo MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts – como a empresa mais inteligente do mundo. E na edição do Rio Info 2017, a Nvidia é a mais nova apoiadora do mais completo evento de TI e Negócios do Brasil. 

O Rio Info ao longo de 14 anos de realização se consolidou como um dos principais eventos desse segmento no País, no entanto, essa conquista também é fruto das parcerias com empresas e entidades que apoiaram o encontro a atingir relevância nacional, e a cada edição essa relevância é ampliada internacionalmente. “Com muito prazer a Nvidia estará presente na próxima edição do Rio Info. Sobretudo para aumentar essa comunidade acadêmica, aqui no Rio de Janeiro e em todo Brasil, trazendo novos conceitos de computação e ajudando a nossas empresas alcançarem uma exposição mais internacional”, declarou o gerente da linha Enterprise da Nvidia na América Latina, Marcio Aguiar.

Parceria oportuna – O apoio da Nvidia ao Rio Info é tida com um acontecimento natural visto a relevância do evento e o tamanho da multinacional, nada mais oportuno do que união. “A Nvidia é um dos maiores players do segmento, considerada a mais inteligente do ano, com inovações em áreas que serão temas de destaque em seminários durante o Rio Info. Creio que, definir como apoio a participação dessa grande empresa é ser reducionista. Trata-se de uma oportuna sinergia entre indústria e a academia, num ambiente onde muitos negócios podem acontecer”, destacou o Coordenador Geral do Rio Info, Alberto Blois. 

Novas iniciativas – Além do apoio ao tradicional Rio Info que acontece anualmente no Rio de Janeiro, a Nvidia também está presente nos Rio Infos regionais que serão realizados, ainda este ano, em diversas cidades da Região Serrana. O objetivo dessa iniciativa é levar informação, negócios e parcerias para os demais polos tecnológicos fluminenses, estabelecendo uma ponte de inovação entre o interior e a capital do Estado. As datas e locais onde aconteceram os encontros serão divulgadas em breve. 



O Rio Info 2017 vai acontecer entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro – Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas através do site rioinfo.com.br. Para outras informações: (21) 3974-5026 ou  rioinfo@rioinfo.com.br. 

Leia mais



08.06.2017

Empresa Âncora: presença de destaque no local certo

Essa participação diferenciada potencializa resultados e coloca a empresa no centro das atenções do Rio Info, evento que já ultrapassou a marca de R$250 milhões em negócios.





O Rio Info é o encontro mais completo de Tecnologia e Negócios do País, no qual participam, em média, 1700 pessoas por edição. Concentra no mesmo espaços empresários e investidores de todo Brasil e do mundo, bem como representantes do poder público e de grandes organizações ligadas ao setor, membros da academia e demais interessados.

Ou seja, durante os três dias o Rio Info se torna um verdadeiro ponto de convergência de toda comunidade tecnológica.  Que além de promover densos debates sobre o universo da TI, favorece a criação de uma sólida malha de contados e articula milhões de negócios por edição.  Desde 2010, estas articulações levaram empresas brasileiras e internacionais a definirem como ação estratégica potencializar a participação no Rio Info, se tornando o centro das atenções do evento como “Empresa Âncora”.

A Empresa Âncora usufrui de um espaço privativo no  local de maior circulação do encontro - o Café Majestic - com toda infraestrutura necessária para fazer demonstrações, exibir vídeos institucionais, difundir a imagem, receber visitantes e realizar reuniões. Dentre esses e outros diferenciais, as Empresas  Âncora recebem destaque no hot site do Rio Info  com link direcionado aos próprios sites.   O número de page views únicos supera a casa dos 30.000, durante os cinco meses de divulgação. Portanto,  desde o momento em que a empresa formaliza a participação como Âncora, já aumenta exponencialmente as possibilidades de alcançar os melhores resultados.

Se o que você almeja para sua empresa são:

Leia mais


STAY CONNECTED