Notícia


08.03.2019

Liderança feminina em empresas de tecnologia


Hoje é o dia delas - das mulheres, de todas as mulheres. O dia de celebrarmos suas conquistas e refletirmos sobre o que todos podemos fazer para que a época em que homens e mulheres tinham direitos, deveres e oportunidades desiguais se torne apenas uma lembrança de um passado superado.

Para falar sobre caminhos para aumentar a participação das mulheres em posições de liderança nas áreas de tecnologia e inovação, trouxemos Cátia Tokoro - executiva com 24 anos de experiência em multinacionais e TI e Telecom e líder do Grupo Mulheres do Brasil, que trata de Educação e cultura, saúde, empreendedorismo, políticas públicas e privadas, igualdade racial e aceleração de mulheres em posições de liderança. Em setembro, Cátia vai comandar o seminário "Liderança feminina em empresas de tecnologia", dentro da programação do Rio Info 2019.  

Leia mais



20.02.2019

Micro Influenciadores são realidade no mercado

Usuários ativos em redes de sociais com muitos seguidores engajados são vistos como estratégicos nas ações de marketing de muitas marcas. Aqui segmentação é a palavra de ordem. 

Uma crescente tendência no mercado é o uso de micro influenciadores digitais na estratégia  de marketing. Eles são usuários ativos nas redes sociais que possuem, em média, de 5mil a 100mil seguidores engajados em seus perfis e, dessa forma, possuem o potencial de estabelecer parceria com marcas tornando as campanhas no meio digital mais eficazes.

Diferente dos grandes influenciadores que aparecem em comerciais de tv e revistas, os micro influenciadores são mais acessíveis e falam com um nicho mais específico que pode representar o mesmo público segmentado para o qual é voltado o produto ou serviço de uma marca.Além da capacidade de os micro influenciadores serem mais cirúrgicos no público a ser alcançado e, portanto, aumentando a taxa de conversão, eles também são perfeitos para as marcas que possuem verba reduzida para implementar ações de marketing. Muitas vezes a exposição da marca nos perfis dos micro influenciadores são feitas em troca de produtos, serviços ou por um valor significativamente menor do que se a mesma negociação fosse feita com uma grande personalidade midiática.

 A coisa é séria – Uma das preocupações que a empresa precisa ter é observar se o influenciador e seu público estão de acordo com o segmento desejado. Para facilitar a vida desses empreendedores já existem empresas e plataformas especializadas em encontrar nas redes micro influenciadores  que possuem seguidores com o perfil que uma determinada marca deseja.

O novo boca a boca - A micro influenciadora digital, Iruama Santana, que possui aproximadamente 10 mil seguidores através de seu blog e perfis Instagram e You Tube, todos voltados a falar de cuidados com a pele e estilo de vida. Segundo ela, o mercado não olha para os micro influenciadores como tendência, mas sim como uma realidade. “O mercado já percebeu o valor dos micro influenciadores. Temos um poder muito grande em razão da relação muito próxima com o nosso público, e isso passa verdade  e transparência. Dá uma nova proporção ao antigo boca a boca. Quando falamos de um produto passamos confiança e isso ajuda muito na hora de fechar um negócio”, explicou a Iruama, que palestrou sobre esse tema durante a décima sexta edição do Rio Info, no ano passado.

 Rio Info 2019 vem ai – E a décima sétima edição do Rio Info já está sendo preparada e abordará esses e outros assuntos em voga do mundo tecnologia, negócios e sociedade. Com o tema Cultura Digital, o Rio Info 2019 já tem data marcada e vai acontecer nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, no Centro do Rio. A expectativa sobre essa edição é grande, visto que em 2018 o evento bateu todos os recordes de atividades, público e sessões de negócios. “ A cada edição fazer um Rio Info surpreendente, essa é a nossa meta”, afirmou o Coordenador Geral do Rio Info, Alberto Blois. 
Para saber quando serão abertas as inscrições e qual será a programação completa do encontro, fique atento as atualizações no site www.rioinfo.com.

Assisa a entrevista de Iruama Santana durante o Rio Info 2018.

Leia mais



13.02.2019

Como vender minha inovação?

O Rio Info além de abordar temas voltados a tecnologia, trouxe também temas úteis aos empreendedores para ajudar a comercializar de forma mais eficaz suas inovações.

Com o advento das novas tecnologias, a forma de se comunicar com o público está mudando constantemente. Os canais mais tradicionais do marketing não são mais tão eficientes. Folhetos, propagandas e campanhas publicitárias podem ser consideradas por muitos como invasivas.
Criado nos Estados Unidos e popularizado em 2009, o Inbound Marketing, diferente do Marketing tradicional, é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de atrair e converter clientes através de conteúdo relevante, explorando diferentes plataformas como blogs, sites, mecanismos de busca e redes sociais. Ou seja, não é mais a empresa que busca o cliente, é o cliente que encontra a empresa.

Essa metodologia ajuda a empresa a atrair um número maior de leads, e a partir disso tornando-os possíveis consumidores dos seus serviços e produtos.  Além disso, o Inbound Marketing pode reduzir drasticamente o custo por aquisição de cliente quando comparada com modelos tradicionais de marketing. Ou seja, mais eficaz e mais barato.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Hubspot, uma desenvolvedora americana de soluções para esse segmento, táticas de Inbound Marketing resultam em aproximadamente 54% mais leads do que os tradicionais sistemas de marketing e podem economizar muito ao se aplicarem corretamente as estratégias.
O importante é produzir conteúdos que sejam relevantes para o público que pretende alcançar e criar canais de divulgação como Blogs, Canais no Youtube, E-books, webinars, lead pages.
Em 2018 o tema foi pauta de uma das mais de 120 palestras ocorridas durante o Rio Info. Não se trata apenas de discutir tecnologia e inovação, mas também, apresentar novos formatos e estratégias para comunicar a solução para ao mercado. “Quando vamos a eventos de tecnologia, encontramos tecnologia de ponta, mas muitas vezes esquecemos de como vender isso, de como atrair o consumidor final. Aqui no Rio Info, na minha palestra, eu falei sobre Inbound Marketing e como criar caminhos para as pessoas comprarem mais”, explicou Gustavo Motta, fundador e CEO da Wedologos, empresa especializada em Marketing Digital.

Para o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, o Rio Info trouxe não apenas temas nativos de TI, mas sim o uso da tecnologia aplicada. “A transversalidade de TI é um fato, e abordar temos como marketing digital é essencial para quem se interessa por esse segmento em si, mas para as empresas e startups que desejam ganhar mais posicionamento e visibilidade no mercado tão competitivo”, destacou.

A edição 2019 vai acontecer nos dias 16 e 17 de setembro, com o tema Cultura Digital, segundo os organizadores, a missão do evento este ano é bem clara “superar a edição de 2018 que foi um enorme sucesso”. Para saber mais informações sobre a décima sétima edição do Rio Info fique atento as atualizações do site rioinfo.com.br e seus canais nas mídias sociais.

Veja a  entrevista do fundador e CEO da Wedologos, Gustavo Motta, realizada durante o Rio Info 2018.

Texto: Bruno Nasser

Leia mais



05.02.2019

Dada a largada do quarto Edital Startup Rio

Oitenta e dois projetos foram selecionados para primeira faze do programa, dos quais 66 avançarão e receberão cada um uma verba de até 96mil reais para desenvolverem suas ideias.

As atividades da quarta edição do edital do Startup Rio foram abertas no início da última semana, em uma cerimônia na Biblioteca Parque, no Centro do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença dos proponentes, representantes do poder público e de entidades de fomento.

Na mesa de abertura da solenidade estavam presentes o coordenador do Startup Rio, Paulo Espanha, o Diretor Técnico da Faperj, Mauricio Guedes, o presidente da Faperj, Jerson Lima, e o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

O edital foi lançado em 2018 e teve 222 inscrições, dos quais foram selecionados 66 projetos da cidade do Rio de Janeiro, dez projetos da Região Serrana do Estado, outros seis do Sul Fluminense.

Os representantes dos 82 empreendimentos passarão por um programa de treinamento com a duração de oito semanas. Ao final desse período, os projetos passaram por uma nova banca que selecionará até 66 empreendimentos, que por sua vez, passarão por um segundo programa de treinamento com a duração de 14 meses. Durante esse período cada projeto receberá R$8mil mensais para desenvolverem suas ideias.

De acordo com Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Rodrigues, o valor total voltado a esse edital é de seis milhões e setecentos mil Reais. Ele pontuou também que o previsto para os próximos editais é a ampliação do alcance dessa iniciativa. “Esperamos que nos próximos projetos possamos contemplar todas as regiões do Estado”, afirmou o Secretário.

Rodrigues ainda destacou a importância do programa para a economia. “Esses são projetos voltados ao desenvolvimento de produtos que poderão ser comercializados gerando receita para o Estado, emprego e renda”, destacou Leonardo.

Nova fase - A novidade desse projeto são as parcerias com outras secretarias do Estado que, segundo o novo coordenador do programa Startup Rio, Paulo Espanha, ampliará os setores da economia comtemplados pelos próximos editais. “A nova fase do programa contempla não apenas o edital em si, mas a parceria com outras secretarias, sendo a primeira delas com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que irá diversificar os editais não só para área tecnológica, ampliando o número de disciplinas contempladas” explicou o Espanha.

Inspiração para os novos projetos – Na abertura do evento o sócio fundador da Phygitall, Lucio Neto, apresentou para o público a história do seu empreendimento. A startup, que desenvolve soluções ligadas a Internet das Coisas e rastreabilidade de ativos, nasceu em 2016 no edital do programa daquele ano, e desde então está se tornando cada vez mais madura tendo no currículo importantes projetos em curso com clientes como a Marinha do Brasil e Embrear, e outros projetos em parceria com grandes empresas como a Sisco, Gerdau e Ambev. “A inspiração para os novos proponentes é saber que existe um programa como o Startup Rio que pode viabilizar um projeto de empreendedorismo, transformar ideia em negócio. Tenho um grande carinho por essa iniciativa e fico feliz com a sua continuidade”, declarou Netto.

O Programa - Criado em 2013 pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e desenvolvido em parceria com a Faperj,  o programa Startup Rio tem o propósito de fomentar boas ideias transformando-as em empreendimentos maduros e relevantes, além de consolidar a vocação natural do Rio de Janeiro de inovar. Nessa edição o programa buscou projetos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Saúde, Educação, Transporte, Segurança  e soluções que utilizem Internet das coisas.Ao todo, nas três edições anteriores, o passaram pelo programa 155 e capacitou um número que ultrapassa 300 empreendedores. Mais 30 novos CNPJ criados e foram gerados mais de cinco milhões de Reais em receita.

A Riosoft é um dos apoiadores do  Startup Rio, para o diretor executivo da Riosoft e coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, iniciativas como essa dão oportunidade a boas ideias ganharem vida e mostrar para o mundo o potencial inovador do Rio de Janeiro. “O Startup Rio sem dúvida um programa muito especial que dá oportunidade para muitos empreendedores com uma mentalidade inovadora. O Rio Info 2018, foi palco para apresentação dos projetos desenvolvidos no programa, e foi um grande sucesso. Queremos cada vez mais estar próximos e somar forças com iniciativas como essa que fomente a inovação”, enfatizou Blois.

Texto: Bruno Nasser

Leia mais



03.01.2019

Veja o que realizamos em 2018

2018 foi um ano desafiador mas com muito trabaho e parcerias estratégicas a Riosoft terminou o ano com o saldo positivo. Veja tudo o que fizemos em em 2018. E que o ano de 2019 seja ainda melhor!

Leia mais



11.12.2018

Patrocínio Encontros Rio Info (CGI)


Leia mais



10.12.2018

Encontros Rios Info evidenciam a potência do interior

Na terceira edição da iniciativa, quatro cidades sediaram os encontros com a participação total aproximada de 900 pessoas.

Além de gerar negócios, os encontros evidenciaram o conhecimento e capacidade técnica do interior.A iniciativa de levar o debate e fomento ao desenvolvimento tecnológico, que acontece anualmente no Rio Info, para o interior do Estado teve início em 2016, sendo realizado pela primeira vez no município de Petrópolis. Três edições depois, os Encontros Rio Info ganharam outra proporção e aconteceram em quatro cidades do Rio de Janeiro, onde deixou um legado sólido se consolidando como um catalisador das potencialidades regionais.

Duque de Caxias, Três Rios, Petrópolis e Teresópolis sediaram os encontros que ao todo reuniram mais de 900 pessoas, entre empreendedores, acadêmicos, representantes do poder público, que participaram de painéis e palestras sobre os mais variados temas de acordo com as principais demandas de cada região.

Mescla de conhecimento e negócios – Os encontros tiveram como base as conferencias e as sessões de negócios, sempre com dois dias de duração. Só em Petrópolis aconteceram 288 interações empresariais durante a Sessão. “Temos uma metodologia que potencializa a participação dos empresários. Todos interagem com todos, e dessa forma, aumenta exponencialmente a geração de novos negócios e parcerias, sem falar no grande networking gerado a partir desses contatos”, destacou o Gerente do Sebrae/RJ, Renato Regazzi.

Soma de forças – Para a realização de cada um dos encontros foi necessária uma verdadeira coalizão de forças. Na mesa de abertura de cada evento teve a presença de representantes de empresas, do poder público, entidades ligadas ao setor e universidades locais, mas também, contou com a articulação de agentes ativadores e entusiastas da tecnologia, como é o caso do Diretor do TI Rio e Produtor e Apresentador do Programa Ciência em Movimento, Marcio Campos. “Há muito tempo desejávamos a realização do Rio Info no interior. Hoje estamos assistindo ao resultado da soma de muitas forças, e a cada ano, os Encontros estão ficando cada vez maiores e expandindo para mais cidades”, destacou Campos.

Falando em continuidade e expansão, ao final de cada sequencia de Encontros Rio Info o compromisso com a permanência dessa iniciativa cresce cada vez mais. Em cada cidade sede aumenta-se a adesão e expectativa para a próxima edição. Some a isso, a manifestação de participantes e representantes de outros municípios que “exigem” a realização do evento em sua cidade. “Registro aqui o desejo de que no ano que vem (2019) seja realizado o Rio Info em Paulo de Frontin”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Marcos Fontes, durante o evento em Três Rios. Em contrapartida, os organizadores já anunciaram que a realização do Rio Info Paulo de Frontin está em fase de articulação, porém sem data definida.

Realização local, alcance regional – Um aspecto comum a todos os encontros foi o alcance regional de cada um deles. Apesar de o foco das ações serem voltadas ao município onde fora realizado, sempre estavam presentes participantes oriundos de outras cidades interessados em conhecer o ecossistema local e mapear oportunidades. Essa característica aponta para o fato de que o desenvolvimento econômico e tecnológico de determinado município passa também pelo estabelecimento e manutenção de uma sinergia regional. Essa necessidade é muito mais evidente no interior, onde não faltam talentos e vocações para tecnologia e empreendedorismo, mas, de acordo com depoimentos, ações como os Encontros Rio Info pavimentam o caminho para agregar os atores da cadeia produtiva e criar um ambiente sólido de inovação e desenvolvimento.

Além das palestras e sessões de negócios, junto aos Encontros Rio Info foram organizados desafios de inovação, ideiathon, que reuniu jovens de diferentes formações. Os projetos desenvolvidos apresentaram soluções reais para problemas locais e os melhores participarão do Rio Info no Salão da Inovação.

Na avaliação do Vice-Presidente do TI Rio e Coordenador Geral do Rio Info, Alberto Blois, o saldo dos encontros foi muito positivo. Segundo ele, o mais importante desse processo foi evidenciar que o interior é um grande produtor de conhecimento e inovação. “Não realizamos esses encontros para ensinar ao interior sobre tecnologia. Isso eles já sabem. Cada uma das cidades por onde passamos possui grande capacidade e conhecimento técnico. Nosso objetivo é fomentar a criação de um ambiente que favoreça a inovação e gere riqueza para essas regiões, além de cada vez mais, diminuir a distância entre o interior e a capital”, enfatizou Blois.

 Encontros Rio Info - Para saber como foram cada um dos Encontros Rio Info clique nos links abaixo
Rio Info Caxias - https://rioinfo.com.br/2018/05/11/baixada-fluminese-celeiro-de-oportunidades/

Rio Info Petrópolis -  https://www.ti.rio/info/43746/primeiro-dia-do-rio-info-petropolis-surpreende ehttp://rioinfo.com.br/2018/08/29/3a-edicao-do-rio-info-petropolis-foi-um-sucesso/

Rio Info Três Rios - https://www.ti.rio/info/43773/primeiro-dia-do-rio-info-tres-rios-supera-expectativas ehttps://www.ti.rio/info/43783/que-venha-o-rio-info-tres-rios-2019

Rio Info Teresópolis - https://www.ti.rio/info/43805/2a-edicao-do-rio-info-teresopolis-foi-tres-vezes-maior


R


Rio Info 2018 – A décima sexta edição do mais completo evento de TI e Negócios do Brasil, vai acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro do Rio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site http://rioinfo.com.br.

Leia mais



06.12.2018

Rio Info Niterói: O início de uma nova fase

Mais de 170 pessoas se inscreveram para participar da primeira edição do Rio Info Niterói. O evento, que aconteceu na última quarta-feira, 05/12, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, teve o objetivo de estimular o ambiente de inovação local e gerar negócios. Estiveram presentes no encontro empresários, empreendedores, acadêmicos e representantes do poder público.

O evento realizado pela Riosoft, com o apoio do TI Rio, Sebrae, CGI (Comitê Gestor da Internet), Prefeitura de Niterói e outras entidades, teve uma programação que proporcionou aos participantes uma verdadeira imersão  sobre empreendedorismo e inovação. Foram diversas palestras que abordaram temas como Inteligência Artificial, Health Tech,  Cyber Security, Cidades Inteligentes, estratégias de Inbound Marketing, dentre outros assuntos.

Na avaliação do diretor de TI e Governança Corporativa da Carta Fabril, Victor Schumer, que foi um dos palestrantes, o Encontro Rio Info é estratégico para o desenvolvimento do Estado.    “O Rio de Janeiro precisa desse formato de evento que reúna academia e fomentadores de negócios, para promover não apenas a indústria e o comércio, mas principalmente, a formação das pessoas, para que elas saibam como pavimentar o caminho de suas carreiras”, afirmou Schumer.

Futuro - O coordenador regional do Sebrae, Leandro Marinho, também acredita que o Encontro Rio Info seja fundamental para agregar os diversos atores do segmento tecnológico e disseminar conhecimento, mas sobretudo, abrir caminho para o início de um trabalho colaborativo a favor do desenvolvimento. “Reunimos diversas entidades da Cidade de Niterói ligadas à tecnologia para pensarmos e desenvolvermos trabalhos conjuntos. A expectativa é que esse seja apenas o primeiro de muitos Encontros”.

Esse é o mesmo entendimento do coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, “Realizar esse evento era uma promessa que conseguimos cumprir esse ano.  Mas isso é só o início. Assim como os demais Encontros, vamos dar continuidade e estreitar cada vez mais os laços para transformar  todo Rio de Janeiro em um grande ambiente de inovação” ressaltou Blois.
Inovação e Negócios – Além das palestras sobre temas variados, o Rio Info Niterói abriu espaço para a apresentação de novos projetos inovadores que foram finalistas de maratonas de programação. O evento também realizou Sessões de Negócios que reuniu dezenas de empresários locais e de outras cidades do Estado.

Onda de inovação - O Rio Info Niterói encerra o ciclo de 2018 de eventos que ocorreram em diversas cidades. “Esses Encontros foram uma onda de inovação que percorreu Duque de Caxias, Petrópolis, Três Rios, Teresópolis, e agora Niterói. Sem falar da décima sexta edição do Rio Info, na Capital”, enfatizou o produtor e apresentador do programa Ciência em Movimento, e um dos articuladores dos Encontros Rio Info, Marcio Campos.
Para saber como foram os demais encontros acesse o site http://rioinfo.com.br/encontros/ .

Texto: Bruno Nasser

Leia mais



29.11.2018

Projeto vencedor do Salão da Inovação é comprado por gigante americana

A startup uruguaia GlamST foi comprada por uma das mais importantes representantes do mercado varejista de maquiagem e beleza feminina dos Estados Unidos, a Ulta Beauty. A solução latino-americana foi a vencedora do Salão da Inovação na edição do Rio Info em 2013. A competição premia os projetos mais inovadores.

A solução desenvolvida pelas uruguaias Carolina Bañales e Agustina Sartori trata-se de um provador virtual que oferece ao usuário uma nova forma de experimentar maquiagens através da foto do próprio rosto. Segundo o comunicado da empresa americana, a compra da GlamST, aliado a outras aquisições, faz parte da estratégia de dar ao usuário uma experiência cada vez mais personalizada, através Inteligência Artificial e Realidade Aumentada.

A competição - O Salão da Inovação é realizado desde 2009, durante a programação do Rio Info, e se tornou um dos espaços de maior destaque no mais tradicional encontro de tecnologia e negócios do País. Milhares de projetos de todo o mundo já passaram pela avaliação da banca julgadora do Salão que é formada por experientes empreendedores e investidores da área.

Em 2013, foram mais de 800 projetos nacionais e internacionais, entre eles estava a startup GlamST, que havia sido criada naquele mesmo ano, porém já voltou para o Uruguai com o troféu de solução mais inovadora.

Assista aqui a entrevistas das criadoras do GlamST durante o Rio Info 2013:

Desde então o caminho da GlamST foi de ascensão. Com clientes, na sua maioria internacionais, a empresa trabalha com marcas como Maybelline NY, Claris, Dior, YSL, Lancôme , Duty Free e a Ulta Beauty, que agora é a nova dona da startup.

Na avaliação do coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, poder acompanhar os casos de sucesso dos vencedores do Salão comprova o olhar crítico da banca julgadora. “Ficamos felizes de ver mais um caso de sucesso que passou pelo Salão da Inovação. O projeto era muito bom e o resultado é o que estamos acompanhando agora. Claro, ficamos orgulhosos de termos reconhecido logo no lançamento da GlamST o seu imenso potencial”, ressaltou.

Vitrine – Em diversas edições os projetos premiados no Salão tiveram grande exposição na mídia e entre a comunidade de tecnologia graças ao destaque do Rio Info, o que gerou interesse de investidores.

Em 2012, o aplicativo vencedor foi o “Hand Talk”, de Alagoas. A plataforma traduz conteúdos em português para a língua brasileira de sinais (Libras) e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas. No ano seguinte, o projeto foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como melhor aplicativo do mundo na Inclusão Social.

Falando em inovação – acontecerá no dia 5 de dezembro, a primeira edição do Rio Info Niterói. O evento será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói – CDL – Gen. Andrade Neves, 31 – São Domingos, Niterói – RJ. Mais informações acesse o site http://rioinfo.com.br/encontro-niteroi/

Leia mais



12.11.2018

COR será espaço de novas soluções

Representantes de diversas entidades ligadas ao empreendedorismo e a tecnologia se reuniram no Centro de Operações Rio (COR), na última semana, com o objetivo de promover novas propostas de inovação para o Estado do Rio de Janeiro.

Leia mais



25.09.2018

Veja como foi o Rio Info 2018


Leia mais



06.09.2018

2ª edição do Rio Info Teresópolis foi três vezes maior

Foram dois dias de evento que teve na programação a articulação de novos negócios e painéis que abordaram temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico local  e lotaram os auditórios do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Esse foi o saldo da segunda edição do Rio Info Teresópolis, um encontro que impactou participantes e surpreendeu organizadores.

Leia mais



31.08.2018

Que venha o Rio Info Três Rios 2019

A segunda edição do Rio Info Três Rios terminou ontem, 30/08, deixando organizadores e participantes entusiasmados. Foram dois dias palestras e articulação de negócios que conectou empresários locais e de outras cidades com grandes empresas estabelecidas no mercado. Aproximadamente 200 pessoas estiveram no Intercity Hotel, em Três Rios, local onde aconteceu o evento. O sucesso foi tamanho que os organizadores já estão articulando a realização da próxima edição do encontro.

Para potencializar a participação dos empreendedores no encontro, o evento foi dividido em duas partes. O primeiro dia foi dedicado a palestras de relevância para o segmento de tecnologia e o segundo, voltado exclusivamente para a geração de negócios.

Mais de 50 empresas participaram da Sessão de Negócios que, além de minerar oportunidades entre elas, tiveram a chance de apresentar produtos e serviços a quatro empresas âncoras, que são grandes corporações e entidades demandantes de soluções tecnológicas. Representantes da Estácio, Bramil, Nova 3 e da Prefeitura de Três Rios apresentaram suas demandas e trocaram cartões com todos os empreendedores presentes.

“Estão aqui setores da indústria, comércio e também de tecnologia. E todos, independente do tamanho da empresa, tem o mesmo tempo para se apresentar. Esse modelo proporciona a possibilidade real de geração de negócios, parcerias e aumento da malha de contatos focada no segmento de interesse. Estamos efetivamente movimentando a economia local”, ressaltou o gerente do Sebrae/RJ, Renato Regazzi.

Salto –  Durante o intervalo de uma das atividades foi possível ouvir os comentários de alguns dos participantes a respeito do evento. Um deles destacou “O Rio Info Três Rios não cresceu, deu um salto!”. E essa é a mesma avaliação dos  bastidores da organização que, mal terminado o evento, já estão pensando na próxima edição. “Os frutos do que iniciamos no ano passado são visíveis nessa edição e certamente 2019 será muito melhor”, ressaltou, de forma efusiva, o empresário local CEO da Acesso Tecnológico, João Paulo Pereira.

Segundo o apresentador do programa Ciência em Movimento e diretor do TI Rio, a ação de levar o Rio Info para os interiores é uma iniciativa acertada fundamental para o desenvolvimento. “Temos uma economia pujante e vibrante nas cidades do interior, muita vocação pra empreendedorismo e tecnologia, o Rio Info vem para dar liga a esses ingredientes existentes”.

No entanto, o coordenador geral do Rio Info e vice-presidente do TI Rio, Alberto Blois, pontua que a cada edição de sucesso aumenta a responsabilidade de fazer um evento ainda melhor no ano seguinte. “Esse sempre é um desafio, que não posso afirmar que é novo, o Rio Info acontece há dezesseis anos no Rio e inovar a cada edição é um desafio  constante. A certeza do sucesso é contar com a colaboração de muitas pessoas e entidades que estão comprometidas em expandir o desenvolvimento tecnológico para todo o Estado do Rio. Aí está a minha convicção de que sempre iremos conseguir surpreender os participantes com um encontro Rio Info cada vez melhor”, declarou.

Encontros Rio Info – A agenda dos próximos encontros locais do Rio Info que acontecerão em diferentes cidades do Rio de Janeiro estão disponíveis no site http://rioinfo.com.br/encontros/.
Rio Info 2018 – A décima sexta edição do mais completo evento de TI e Negócios do Brasil, vai acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro do Rio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site http://rioinfo.com.br.

Leia mais



23.08.2018

3ª edição do Rio Info Petrópolis foi um sucesso

Terminou no dia 23/08, a 3ª edição do Rio Info Petrópolis e o saldo não poderia ser melhor. Depois de um primeiro dia marcado pela intensa  articulação de negócios e desafio de inovação, o último dia do encontro  se destacou pelas palestras que abordaram temas ligados a tecnologia e também pela premiação dos vencedores do Ideathon.  Estiveram no Rio Info, diariamente, mais de 100 participantes vindos de diversas cidades do Estado.

Palestrantes que representavam diferentes segmentos da economia  abordaram com profundidade assuntos como a importância da formação profissional em TI, as oportunidades presentes no mercado, tecnologia aplicada ao setor cervejeiro, e diversos  outros temas durante o Fórum de Oportunidades em Transformação Digital.

O evento é uma realização da Riosoft, promovido e organizado juntamente com o TI Rio, Sebrae/RJ e Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis e Turispetro e também conta com o apoio do Cefet/RJ campus Petrópolis, Programa Ciência em Movimento, TV Rede Petrópolis e SerraTec.

Premiação – Depois de uma maratona de 8 horas para criar e apresentar uma solução em áreas como Agronegócio Familiar, Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Cervejarias Artesanais, esta quinta-feira foi o dia de anunciar três finalistas do Ideathon – Desafio Rio Info de Inovação -, que teve a participação de 40 jovens divididos em seis grupos.

O primeiro lugar foi conquistado pela equipe Poseidon, que desenvolveu uma solução voltada a mobilidade urbana que, através de um aplicativo, emite alertas de alagamentos em potencial e fornece caminhos alternativos. Segundo os criadores a solução tem o diferencial de informar on time as condições pluviométricas. Dentre outros prêmios, o grupo receberá mentorias, cursos de capacitação empresarial, entrevista no programa de Ciência em Movimento, além de terem a oportunidade de apresentarem o projeto no Salão da Inovação no Rio Info 2018.  Os grupos que ficaram em segundo e terceiro lugar também foram premiados.

“A grande importância da realização do Rio Info aqui em Petrópolis é justamente trazer para essa juventude o estimulo para inovar e empreender. É dessa forma que vamos cada vez mais fomentar o desenvolvimento tecnológico da cidade”, afirmou o diretor do TI Rio e apresentador do programa Ciência em Movimento, Marcio Campos, que além de entusiasta da tecnologia, foi um dos colaboradores para realização do encontro.

Continuidade –  “ Quando  foi realizado o primeiro Rio Info em Petrópolis, saímos daqui com o compromisso de essa seria uma ação que não terminaria com o fim do evento.  Hoje encerramos a terceira edição já pensando no encontro de 2019”, ressaltou o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois.

Encontros Rio Info – A agenda dos próximos encontros locais do Rio Info que acontecerão em diferentes cidades do Rio de Janeiro estão disponíveis no site http://rioinfo.com.br/encontros/
Rio Info 2018 – A décima sexta edição do mais completo evento de TI e Negócios do Brasil, vai acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro do Rio. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site http://rioinfo.com.br.

Leia mais



13.08.2018

Evento diminui distância entre potências empreendedoras do Rio

Realizado pela primeira vez na Baixada Fluminense, o Fome de Negócios, foi um marco no estreitamento entre potências econômicas do Estado.

Leia mais


STAY CONNECTED