Dada a largada do quarto Edital Startup Rio

cadastrado em 05.02.2019

Oitenta e dois projetos foram selecionados para primeira faze do programa, dos quais 66 avançarão e receberão cada um uma verba de até 96mil reais para desenvolverem suas ideias.

As atividades da quarta edição do edital do Startup Rio foram abertas no início da última semana, em uma cerimônia na Biblioteca Parque, no Centro do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença dos proponentes, representantes do poder público e de entidades de fomento.

Na mesa de abertura da solenidade estavam presentes o coordenador do Startup Rio, Paulo Espanha, o Diretor Técnico da Faperj, Mauricio Guedes, o presidente da Faperj, Jerson Lima, e o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

O edital foi lançado em 2018 e teve 222 inscrições, dos quais foram selecionados 66 projetos da cidade do Rio de Janeiro, dez projetos da Região Serrana do Estado, outros seis do Sul Fluminense.

Os representantes dos 82 empreendimentos passarão por um programa de treinamento com a duração de oito semanas. Ao final desse período, os projetos passaram por uma nova banca que selecionará até 66 empreendimentos, que por sua vez, passarão por um segundo programa de treinamento com a duração de 14 meses. Durante esse período cada projeto receberá R$8mil mensais para desenvolverem suas ideias.

De acordo com Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Rodrigues, o valor total voltado a esse edital é de seis milhões e setecentos mil Reais. Ele pontuou também que o previsto para os próximos editais é a ampliação do alcance dessa iniciativa. “Esperamos que nos próximos projetos possamos contemplar todas as regiões do Estado”, afirmou o Secretário.

Rodrigues ainda destacou a importância do programa para a economia. “Esses são projetos voltados ao desenvolvimento de produtos que poderão ser comercializados gerando receita para o Estado, emprego e renda”, destacou Leonardo.

Nova fase - A novidade desse projeto são as parcerias com outras secretarias do Estado que, segundo o novo coordenador do programa Startup Rio, Paulo Espanha, ampliará os setores da economia comtemplados pelos próximos editais. “A nova fase do programa contempla não apenas o edital em si, mas a parceria com outras secretarias, sendo a primeira delas com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que irá diversificar os editais não só para área tecnológica, ampliando o número de disciplinas contempladas” explicou o Espanha.

Inspiração para os novos projetos – Na abertura do evento o sócio fundador da Phygitall, Lucio Neto, apresentou para o público a história do seu empreendimento. A startup, que desenvolve soluções ligadas a Internet das Coisas e rastreabilidade de ativos, nasceu em 2016 no edital do programa daquele ano, e desde então está se tornando cada vez mais madura tendo no currículo importantes projetos em curso com clientes como a Marinha do Brasil e Embrear, e outros projetos em parceria com grandes empresas como a Sisco, Gerdau e Ambev. “A inspiração para os novos proponentes é saber que existe um programa como o Startup Rio que pode viabilizar um projeto de empreendedorismo, transformar ideia em negócio. Tenho um grande carinho por essa iniciativa e fico feliz com a sua continuidade”, declarou Netto.

O Programa - Criado em 2013 pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e desenvolvido em parceria com a Faperj,  o programa Startup Rio tem o propósito de fomentar boas ideias transformando-as em empreendimentos maduros e relevantes, além de consolidar a vocação natural do Rio de Janeiro de inovar. Nessa edição o programa buscou projetos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia, Saúde, Educação, Transporte, Segurança  e soluções que utilizem Internet das coisas.Ao todo, nas três edições anteriores, o passaram pelo programa 155 e capacitou um número que ultrapassa 300 empreendedores. Mais 30 novos CNPJ criados e foram gerados mais de cinco milhões de Reais em receita.

A Riosoft é um dos apoiadores do  Startup Rio, para o diretor executivo da Riosoft e coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, iniciativas como essa dão oportunidade a boas ideias ganharem vida e mostrar para o mundo o potencial inovador do Rio de Janeiro. “O Startup Rio sem dúvida um programa muito especial que dá oportunidade para muitos empreendedores com uma mentalidade inovadora. O Rio Info 2018, foi palco para apresentação dos projetos desenvolvidos no programa, e foi um grande sucesso. Queremos cada vez mais estar próximos e somar forças com iniciativas como essa que fomente a inovação”, enfatizou Blois.

Texto: Bruno Nasser

STAY CONNECTED