CECID


O CECID

Projeto da RIOSOFT, patrocinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Centro Experimental de Conteúdos Interativos Digitais (Cecid) tem como objetivo impulsionar a produção de conteúdos interativos digitais, facilitando o trabalho de produtores ligados às pequenas e médias empresas (PMEs) do setor de software e serviços de TI e às organizações comunitárias.

Concebido a partir da Rede Rio de Convergência Digital, o Centro Experimental visa a consolidar o Rio de Janeiro como polo global de produção de conteúdos interativos digitais, contribuindo para a geração de negócios, capacitação e desenvolvimento deste mercado.

REDE RIO DE CONVERGÊNCIA

O Cecid é uma materialização da Rede Rio de Convergência Digital, que reúne entidades de governo, associações empresariais e universidades com objetivo de criar no Rio de Janeiro um polo de inovação e negócios no domínio da Convergência Digital. A ideia é explorar o desenvolvimento de softwares, em especial nas inovações para a TV Digital e a liderança que exerce na geração de conteúdo para TV e outras mídias.

Entidade da Rede Rio de Convergência Digital, a RIOSOFT participa ativamente da articulação institucional desenvolvida pelas diversas organizações de governo e iniciativa privada no intuito de fortalecer o segmento de software no Rio de Janeiro. Um de seus mais recentes projetos é o Cecid, cujo objetivo é consolidar o Rio de Janeiro como polo global de produção de conteúdos interativos digitais.

Outra entidade que integra a rede é o Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio), que dá voz ao setor de informática e tecnologias da informação, contribuindo para que sejam reconhecidos pela sociedade de forma compatível com sua importância econômico-social, sempre em harmonia com os interesses do país e valorizando a solidariedade, o equilíbrio, a ética e a justiça nas relações entre o capital e o trabalho.

INFRAESTRUTURA

Ao apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores, o Centro Experimental oferece condições especiais para a utilização de toda a sua infraestrutura que conta com modernas instalações.

Entre os recursos disponibilizados estão um estúdio com iluminação profissional e chroma key (fundo verde) que permite realizar todos os tipos de gravações, incluindo entrevistas, programas-piloto, protótipos, vídeos de treinamento e outros; entre os equipamentos disponíveis destacam-se as câmeras e o monitor de retorno que mostra em tempo real o que está sendo gravado; ilha de som para captação; edição e masterização de áudio e Tricaster (dispositivo de geração audiovisual de alta definição).

Entre os serviços oferecidos está a criação de cenários virtuais e animações, gravações externas, produção de vídeos institucionais e desenvolvimento de roteiros junto aos interessados.

Desde a sua implantação, o Cecid já produziu uma série de conteúdos audiovisuais para diversas empresas. Foram realizados vídeos de orientação, de apresentação de protótipos, produção de podcasts, edição e finalização de áudio para aplicativos, gravação e edição de programas, e cobertura de grandes eventos, como o Rio Info.

 

CONHEÇA NOSSA TABELA DE PREÇOS

A missão do Centro Experimental de Conteúdos Interativos Digitais é promover a interação universidade/empresa ajudando a divulgar e disseminar pesquisas acadêmicas de forma a permitir a aplicação de tecnologias de ponta para concepção e geração de conteúdos interativos inovadores nas diversas mídias.

Para alcançar este objetivo, o Centro Experimental trabalha com a formação de novos talentos e reciclagem de profissionais de mercado, organizando cursos e eventos. Estimula também o desenvolvimento de protótipos e projetos piloto para validação de novas tecnologias através do financiamento voltado para as micro e pequenas empresas de base tecnológica, selecionando os projetos mais inovadores e com maior potencial de mercado por meio das Chamadas Cecid.

Conheça um pouco mais das produções do Cecid:

Alguns projetos desenvolvidos pelo Centro Experimental de Conteúdos Interativos Digitais (Cecid) não tiveram continuidade em detrimento de novas produções. Apesar disso, a relevância desses projetos se mantém devido a sua aplicabilidade, como é o caso do programa Primeiras Segundas Digitais, gravado toda primeira segunda-feira do mês. Tal produção tinha como meta dar visibilidade a assuntos ligados ao segmento audiovisual e à interatividade.

Além disso, com o propósito de experimentar a interatividade no ordenamento de exibição de um vídeo, o Cecid produziu uma série de vídeos interativos sobre empregabilidade e acessibilidade. Para a condução das gravações, a parceria com o Centro de Vida Independente (CVI) da PUC-Rio foi fundamental, contribuindo para a elaboração e cadência da apresentação.

Neste espaço estão publicados os melhores vídeos tutoriais da internet para você aprender novas técnicas e métodos e também se informar sobre tudo que é digital e interativo. Cada tutorial publicado pertencerá a uma categoria de vídeos, assim fica mais fácil acessar os temas que mais te interessarem.

Vídeo 1 – AUDACITY

Vídeo 2 – KDENLIVE

Vídeo 3 – OPENSHOT

Vídeo 4 – INTRODUÇÃO AO BLENDER

Vídeo 5 – MODELAGEM COM O BLENDER

Vídeo 6 – ANIMAÇÃO COM O BLENDER

Vídeo 7 – ANIMAÇÃO COM O BLENDER 2

STAY CONNECTED