RIO INFO: Vanguarda no debate sobre tecnologia

cadastrado em 29.03.2019

Apresentação realizada durante o lançamento da décima sétima edição do Rio Info evidenciou que, no Brasil, o encontro sempre esteve a frente no debate sobre os impactos da Tecnologia na Sociedade.

O Lançamento do Rio Info 2019 foi marcado por um passeio pela história do evento que apontou sua importância no fomento à inovação e na vanguarda no debate sobre os impactos da tecnologia na sociedade. A solenidade aconteceu no dia 27/03, no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Na ocasião, também foram apresentadas as principais atividades que acontecerão no Rio Info, em setembro.

Fizeram parte da abertura o vice-presidente de Relações Institucionais da ACRJ, Domingos Vargas, o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, e o curador do Rio Info e diretor do TI Rio, Luiz Carlos Sá Carvalho.

O Rio Info é um encontro que acontece anualmente desde 2003, no Rio de Janeiro, focado em fomentar o desenvolvimento tecnológico e gerar negócios. Ao longo dos anos se consolidou como um dos principais eventos desse segmento no País. Em 2019 o Rio Info chega à décima sétima edição trazendo um legado de vanguarda nos debates de temas que hoje são o cotidiano da sociedade.

Domingos Vargas classificou o Rio Info como um evento estratégico para desenvolvimento do Estado do Rio. Segundo ele, é muito oportuno o apoio da ACRJ a realização do evento visto o caráter transversal da tecnologia. “O desenvolvimento econômico necessariamente passa pelo desenvolvimento tecnológico. Hoje a tecnologia está em tudo e em todos os setores da economia. Por isso o Rio Info é extremamente importante para o Estado do Rio”.

Legado - Na primeira edição, o encontro já trazia temas como TI em saúde, educação e segurança pública. Em 2005, um painel coordenado pelo MEC, abordou a educação a distância (EAD) em escala nacional. Em 2008, o evento incentivou o desenvolvimento de soluções em Convergência e Mobilidade. Nos anos seguintes, temas como Redes Sociais, Cidades Inteligentes, modelos de TV digital, Big Data, IOT, economia criativa, e-Social, Ciência de Dados e tantos outros assuntos estiveram presentes nos painéis do Rio Info. “Podemos perceber que hoje estamos vivendo o que foi debatido há pelo menos cinco anos no Rio Info. Muito possivelmente, daqui cinco anos estaremos vivendo o que será pauta no Rio Info 2019”, afirmou Sá Carvalho na apresentação do histórico do encontro.

O diretor do TI Rio enfatizou ainda que, apesar de saber da relevância do evento, ao fazer o levantamento de tudo o que foi realizado até então, se surpreendeu. “Todos nós que trabalhamos na organização, sabemos da importância do Rio Info, o que me surpreendeu foi descobrir, através desses dados, que o Rio Info era maior do que imaginávamos”.

Vitrine da Inovação – O Salão da Inovação, realizado desde 2009 durante a programação do Rio Info, se tornou um dos espaços de maior destaque no encontro. Milhares de projetos de todo o mundo já passaram pela avaliação da banca julgadora do Salão que é formada por experientes empreendedores e investidores da área. Em diversas edições os projetos premiados no Salão tiveram grande exposição na mídia e entre a comunidade de tecnologia graças ao destaque do Rio Info, o que gerou interesse de investidores.

Por exemplo, em 2012, o aplicativo vencedor foi o “Hand Talk”, de Alagoas. A plataforma traduz conteúdos em português para a língua brasileira de sinais (Libras) e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas. O projeto foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como melhor aplicativo do mundo na Inclusão Social.

No ano seguinte, a vencedora foi a startup uruguaia GlamST, um provador virtual para oferecer ao usuário uma nova forma de experimentar maquiagens através da foto do próprio rosto. Em 2018, o empreendimento foi comprado por uma das mais importantes representantes do mercado varejista de maquiagem e beleza feminina dos Estados Unidos, a Ulta Beauty.

Conexão Internacional - Falando em participação internacional, em 2006 o Rio Info abriu as portas para o mundo e recebeu delegações de empresários de Portugal, França, EUA, Espanha e Argentina. Desde então, a participação internacional se tornou uma marca do evento. Foram diversas ações como o Encontro Rio África que trouxeram empreendedores de Moçambique, São Thomé e Príncipe, Guiné Equatorial e África do Sul.

Delegações da Alemanha, Cuba, Venezuela, Reino Unido, Canadá e de diversos outros países também estiveram no Rio Info em busca de novos negócios.

Para o Rio Info 2019, já está confirmada a participação de delegações de Portugal, Argentina, EUA e Canadá.

A capilaridade nacional do Rio Info também foi destacada durante o lançamento. Em todas as edições estão presentes participantes de diferentes Estados. A expectativa desse ano é que o Rio Info receba delegações de mais de 20 Estados. “O Rio Info é um evento que acontece no Rio, porém, não é um evento do Rio, mas sim de todo Brasil”, ressaltou o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois.

Gerador de oportunidades – Em 2006, não foi a primeira vez que o encontro foi palco de novos negócios, mas foi o ano que começou a medição dos resultados dos encontros empresariais. Naquele ano, a Rodada de Negócios teve a participação de 175 empresas, sendo 10 de diferentes Estados e quatro de outros países, que resultou em 16 milhões de Dólares em negociações. Dezesseis anos depois, já passaram pelo Rio Info aproximadamente 2500 empresas nacionais e internacionais e foram gerados mais de 250 milhões de Reais em negócios.

Circuito Rio Info – Com o objetivo de levar o debate sobre inovação e negócios para outras cidades, sobretudo, para o interior do Estado, foi realizado, em 2016, o primeiro Rio Info Petrópolis. A iniciativa deu tão certo que o projeto cresceu significativamente desde então.

Esse ano, com o lema Interiorizar, compartilhar, integrar o Circuito Rio Info acontecerá nas Cidades de Duque de Caxias, Três Rios, Petrópolis, Resende, Teresópolis, Niterói, Mesquita, Nova Iguaçu e Macaé. “Temos o objetivo de expandir ainda mais. Queremos levar o Circuito Rio Info por todo Estado do Rio, e fazer do Rio Info, que acontece no Rio, um espaço onde todo esse networking e geração de negócios converge”, afirmou Blois.

Mirando alto – “Temos a missão de fazer a cada ano um Rio Info maior e melhor. Nesse ano, estamos especialmente focados em superar o sucesso de 2018”, destacou o coordenador do Rio Info ao falar do intenso trabalho para realizar o encontro, que no ano passado quebrou todos os recordes desde a primeira edição. 

Veja como foi o Rio Info 2018

Se depender da programação do Rio Info 2019 o sucesso está garantido. Serão 13 salas com atividades simultâneas, 52 conferências, mais de 150 atividades, 200 palestrantes, seis Sessões de Negócios, além do Café Majestic, ambiente de convivência entre os empresários, que esse ano será ampliado, além do Espaço Geek e o Espaço de experiência do usuário. A expectativa é que o evento receba mais de 3500 participantes. “Subimos a régua em 2018. Podem ter certeza que esse será ainda melhor”, disse o coordenador.

Ninguém fica de fora – Esse ano uma das novidades do encontro já é percebida no ato da inscrição. Nessa edição, quem decide o valor da inscrição é o participante. “Queremos fazer um Rio Info inclusivo, no qual o preço da inscrição não seja um empecilho. O valor da inscrição é o valor percebido pelo participante”, explicou Blois.

Essa nova modalidade está aliada a responsabilidade social com o meio ambiente, pois não haverá nenhuma emissão de convites em papel. As inscrições poderão ser feitas pelo site oficial do encontro e através do aplicativo que serão disponibilizados para os sistemas IOS e Android.

Com o tema Cultura Digital, o Rio Info 2019 acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro de Convenções Sulamerica, no Centro do Rio de Janeiro. A programação completa do evento está disponível no site www.rioinfo.com.br. As inscrições serão abertas em abril.

Assista ao video promocional do Rio Info 2019.

STAY CONNECTED