Como vender minha inovação?

cadastrado em 13.02.2019

O Rio Info além de abordar temas voltados a tecnologia, trouxe também temas úteis aos empreendedores para ajudar a comercializar de forma mais eficaz suas inovações.

Com o advento das novas tecnologias, a forma de se comunicar com o público está mudando constantemente. Os canais mais tradicionais do marketing não são mais tão eficientes. Folhetos, propagandas e campanhas publicitárias podem ser consideradas por muitos como invasivas.
Criado nos Estados Unidos e popularizado em 2009, o Inbound Marketing, diferente do Marketing tradicional, é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de atrair e converter clientes através de conteúdo relevante, explorando diferentes plataformas como blogs, sites, mecanismos de busca e redes sociais. Ou seja, não é mais a empresa que busca o cliente, é o cliente que encontra a empresa.

Essa metodologia ajuda a empresa a atrair um número maior de leads, e a partir disso tornando-os possíveis consumidores dos seus serviços e produtos.  Além disso, o Inbound Marketing pode reduzir drasticamente o custo por aquisição de cliente quando comparada com modelos tradicionais de marketing. Ou seja, mais eficaz e mais barato.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Hubspot, uma desenvolvedora americana de soluções para esse segmento, táticas de Inbound Marketing resultam em aproximadamente 54% mais leads do que os tradicionais sistemas de marketing e podem economizar muito ao se aplicarem corretamente as estratégias.
O importante é produzir conteúdos que sejam relevantes para o público que pretende alcançar e criar canais de divulgação como Blogs, Canais no Youtube, E-books, webinars, lead pages.
Em 2018 o tema foi pauta de uma das mais de 120 palestras ocorridas durante o Rio Info. Não se trata apenas de discutir tecnologia e inovação, mas também, apresentar novos formatos e estratégias para comunicar a solução para ao mercado. “Quando vamos a eventos de tecnologia, encontramos tecnologia de ponta, mas muitas vezes esquecemos de como vender isso, de como atrair o consumidor final. Aqui no Rio Info, na minha palestra, eu falei sobre Inbound Marketing e como criar caminhos para as pessoas comprarem mais”, explicou Gustavo Motta, fundador e CEO da Wedologos, empresa especializada em Marketing Digital.

Para o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, o Rio Info trouxe não apenas temas nativos de TI, mas sim o uso da tecnologia aplicada. “A transversalidade de TI é um fato, e abordar temos como marketing digital é essencial para quem se interessa por esse segmento em si, mas para as empresas e startups que desejam ganhar mais posicionamento e visibilidade no mercado tão competitivo”, destacou.

A edição 2019 vai acontecer nos dias 16 e 17 de setembro, com o tema Cultura Digital, segundo os organizadores, a missão do evento este ano é bem clara “superar a edição de 2018 que foi um enorme sucesso”. Para saber mais informações sobre a décima sétima edição do Rio Info fique atento as atualizações do site rioinfo.com.br e seus canais nas mídias sociais.

Veja a  entrevista do fundador e CEO da Wedologos, Gustavo Motta, realizada durante o Rio Info 2018.

Texto: Bruno Nasser

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