Rio Info

Em sua décima quarta edição consecutiva desde 2003, o RIO INFO é o principal evento dedicado à Tecnologia da Informação (TI) realizado anualmente no Estado do Rio de Janeiro e um dos principais do país. Reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam novas oportunidades de mercado e realizam negócios. É um espaço para apresentação de novas idéias e troca de experiências.

Pela sua realização anual, qualidade da programação e dos participantes, o evento tornou-se referência no contexto da Tecnologia da Informação no Brasil, onde especialistas e empresários, nacionais e internacionais, apresentam em seminários e workshops o estado da arte da TI, considerando a sua evolução, perspectivas e demandas específicas.

Em razão de seu sucesso, o RIO INFO tornou-se uma excelente vitrine para a exposição e o reconhecimento institucional e comercial das empresas de TI, com foco na apresentação das inovações tecnológicas e no debate sobre o futuro do setor. No campo dos negócios, é um espaço privilegiado para a troca de experiências e informações. Por meio da rodada de negócios, favorece o estabelecimento de parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras, abrindo novas oportunidades de mercado.

O RIO INFO organizado pela ASSESPRO, TIRIO e RIOSOFT, conta com o apoio de importantes entidades públicas e privadas, como o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro, Softex, APEX Brasil, SEBRAE,FENAINFO e o Comitê Gestor da Internet no Brasil.

LOCAL
O evento será realizado no período de 04 a 06 de julho de 2016 no Centro de Convenções Sulamerica, Rio de Janeiro.

 

Temas:
APLICAÇÕES
O objetivo é abordar temas importantes da fusão sociedade/tecnologia, com foco nas oportunidades e desafios para empresas, profissionais, governo e cidadãos. Assuntos como Comunidades Inteligentes, TI nos Esportes, Economia Criativa, Fábrica 4.0, TI na Publicidade e TI na Educação serão alvo de conferencias e debates.

TECNOLOGIAS
O ritmo frenético da evolução tecnológica na área da TI continua gerando oportunidades em diferentes setores da economia e impondo desafios para quem desenvolve sistemas e soluções computadorizadas. Novas técnicas, plataformas e dispositivos vão se somando em camadas que precisam ser orquestradas numa arquitetura que seja flexível, veloz e confiável.
Aqui apresentaremos as principais tendências em metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de software, abordando o que já esta disponível no presente e o que pode se esperar no futuro próximo. Entre elas destacamos DevOps, Containers, Internet das Coisas, Big Data, APIs e computação na nuvem.

INOVAÇÃO E NEGÓCIOS
O objetivo é promover troca de experiências, contatos e negócios entre os participantes do evento. A programação conta com o “Salão da Inovação”, conferências e rodadas de negócios que proporcionam o ambiente ideal para criação de estratégias empresariais (comercial e gestão), alianças e novos negócios.
O “Salão da Inovação”, que chega à 8ª edição este ano, estará focado em aplicações paralímpicas, acompanhando as demandas de uma sociedade que precisa criar produtos e serviços de tecnologia da informação que facilitem a acessibilidade e mobilidade das pessoas.
A tradicional “Rodada de Negócios”, será ampliada e acontecerão oficinas sobre empreendedorismo e inovação, e um seminário sobre experiências e oportunidades no mercado internacional.

PROFISSIONAIS DO FUTURO
Direcionada para jovens estudantes universitários de Tecnologia da Informação e estudantes do segundo grau de escolas técnicas. Apresentará painéis com profissionais experientes que falarão sobre os principais desafios e perspectivas para os profissionais do futuro. Em paralelo, acontece a 5ª Copa Rio Info de Algoritmos (CRIA). As equipes formadas por alunos de escolas técnicas de todo o Brasil passarão por uma seleção nacional e as três melhores colocadas participarão da prova final durante o Rio Info. Fara parte ainda da mostra Makers na Inovação Tecnológica, com demonstrações práticas sobre robótica e programação e oficinas temáticas sobre temas relevantes para o futuro profissional.

TI DO BRASIL
Serão debatidas as politicas de incentivo à Informática no Brasil, reunindo representantes do governo e das principais entidades empresariais, incluindo também o setor acadêmico, para fazer uma avaliação crítica do que vem sendo feito e pensar o futuro, buscando um papel de mais destaque para a tecnologia brasileira.

CAFÉ MajesTIC
A semelhança do ano anterior teremos o Café MajesTIC, ambiente informal, com mesas para o tradicional cafezinho de negócios, onde reuniões informais e encontros empresariais serão realizados e contará com sinalização visual e sonora.

Nesta área, em torno da “convivência”, serão criados espaços, estilo “stands” para os patrocinadores e atividades de suporte conforme mostrado na planta do projeto e “offices” para as empresas ancoras.

PREMIAÇÕES
Tradicionalmente o RIO INFO é uma oportunidade de reconhecer atividades e/ou empresas que tiveram destaque antes e durante o evento. Este ano serão distribuídos nove prêmios.

CRIA – “COPA RIO INFO DE ALGORITMO”
Realizada anualmente, é uma competição entre escolas técnicas publicas de todo o Brasil. Diversas etapas preliminares são realizadas e a fase final acontece dentro do Rio Info, onde a equipe vencedora é homenageada.

“War Games”
São os jogos de guerra cibernética, totalmente virtual, que reconhece o profissional com maior capacidade de prever e se defender de ataques no mundo digital.

“Sessões de Negócios”
Este é o prêmio destinado à empresa mais articulada durante as “Sessões de Negócios”, com objetivo de estimular as empresas a estabelecerem rede de parcerias e fecharem negócios durante o evento.

“Salão da Inovação ”
Para cada uma das categorias em que as apresentadas no Salão Nacional da Inovação será atribuído um prêmio ao melhor “case”.

“Dev Rumble (Copa do Desenvolvimento)”
Esta é a Copa disputada pelos melhores desenvolvedores do Brasil, diversos desafios fazem com que os participantes mostrem sua técnica e capacidade.
Entretanto só um pode vencer, e este será homenageado com o Prêmio Rio Info.

Clique aqui saiba mais e inscreva-se

STAY CONNECTED