RIO INFO EUROPA - Sua empresa no mercado europeu

cadastrado em 30.03.2017


A sétima edição do Rio Info Europa está chegando e terá como tema “I&I -Investir & Internacionalizar”. Organizado pela Riosoft com apoio do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro – TI Rio, o evento realizado anualmente desde 2010, reúne empresários e investidores da Espanha, Reino Unido, França, Portugal, Brasil e outras nacionalidades. 

Desde a primeira edição do encontro, milhões de dólares em negócios já foram gerados, além de ter sido berço da Aceleradora do Atlântico; termo de colaboração entre entidades de diversos países que facilita a internacionalização de empresas.O Rio Info Europa é tido como estratégico para empresários nacionais que desejam alcançar o mercado europeu tendo Portugal como porta de acesso.


Menos venda, mais estratégia
 - Para empresas que pretendem participar do mercado internacional, segundo Blois, o mais importante é garantir a competitividade e a expansão do mercado. “As empresas não procuram venda direta, mas alianças e parcerias. Portugueses buscam alcançar o mercado brasileiro e empresários brasileiros almejam entrar no mercado europeu usando Portugal como trampolim. Empresários brasileiros que se reuniram com portugueses aqui no Brasil, tendem a ir ao Rio Info Europa. Isso deixa claro que as empresas que participam desses eventos estão um passo à frente”, afirmou o coordenador do evento e diretor executivo da Riosoft, Alberto Blois.


ACELERADORA DO ATLÂNTICO
Fruto de uma iniciativa conjunta do Parque Tecnológico de Maia (Tecmaia) e da Riosoft, foi lançado em 2013, durante o Rio Info Europa, em Portugal, a Aceleradora do Atlântico.  O objetivo do projeto é proporcionar agilidade no processo de internacionalização de empresas por meio de apoio na construção de alianças e parcerias.Além da Riosoft (RJ) e a Tecmaia (Portugal), atualmente fazem parte da iniciativa: Prince George’s EDC de Maryland (EUA);  Innovaria (Portugal); a Start IDP, de Vancouver (Canadá);  Integra, de Montevideo, (Uruguai); Polo IT Buenos Aires (Argentina); E as organizações nacionais Softex de Recife (PE); ITS (SP) e Softsul (RS).

 

CASES:

PARCERIAS:
Um exemplo de visão estratégica é a portuguesa It Peers, que esteve presente em duas edições do Rio Info (Europa e Brasil)e traçou objetivos bem definidos para driblar a crise: “Identificar potenciais parcerias tecnológicas para representação dos nossos produtos no mercado brasileiro, mais propriamente, para o Estado do Rio de Janeiro.Já estamos em contato com empresas brasileiras que operam com produtos próprios no Brasil, no sentido de incorporarem as soluções numa só e criar produtos com sinergias mais competitivas” , afirma o diretor da empresa, Jorge Silva.

CONHECER O MERCADO
A empresa Produzindo também já participou do Rio Info Europa e, em seguida, da edição brasileira para dar continuidade aos contatos. Esses encontros levaram a empresa à reestruturação metodológica de trabalho, para alcançar o mercado internacional. “Reorganizamos a nossa atuação de forma a atender tecnicamente nossa operação brasileira e ainda entrar no mercado português”, afirmou Andrea Carvalho, diretora da empresa.

NETWORKING
Segundo José Albi, sócio da Albi, que participou duas vezes da comitiva a Portugal, o foco foi buscar novos contatos e dar continuidade às parcerias já estabelecidas. Ele ressaltou a importância estratégica daquele país como acesso à Europa. “Importante ter Portugal como base de atuação, nossa estratégia é ter o Porto como hub de atuação no mercado europeu”, pontuou.

 

O Rio Info Europa 2017 vai acontecer nos dias 18 e 19 de maio, na Cidade do Porto, em Portugal. As empresas brasileiras, incluídas as startups, interessadas em expandir a atuação no mercado internacional devem enviar um e-mail para inscricoes@riosoft.org.br ou ligue para (21)39745015.


CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO!

ASSISTA também ao teaser do Rio Info Europa 

STAY CONNECTED