Riosoft lança rede de desenvolvimento de ciência de dados e Inteligência Artificial

cadastrado em 14.08.2017

Empresários e acadêmicos estiveram presente no encontro de lançamento da Rede CDIA.Rio,  inciativa promete tornar o Estado do Rio de Janeiro referência mundial nesse segmento.

Um encontro com empresários e acadêmicos do setor de TI marcou o início das atividades da Rede Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Rio de Janeiro (CDIA.Rio ). De iniciativa da Riosoft, a Rede tem como um dos objetivos tornar o Estado um polo de referência internacional nestas tecnologias O Evento aconteceu na última sexta-feira (04/08), no auditório da instituição, no Centro do Rio.

A ideia central é agregar todos os envolvidos com ciência de dados e IA e criar sinergias e colaborações que resultem em novos projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços inovadores. “Essas não são tecnologias novas, mas que estão em um momento de grande visibilidade em termos de resultado de pesquisas, e o Rio de janeiro já tem muita coisa nesse sentido; O que nos motivou a criar a Rede para mostrar ao mundo que o Rio é sim uma referência para quem precisa de soluções inovadoras nessa área”, explicou o coordenador da Rede CDIA.Rio e presidente do Conselho da Riosoft, John Forman. 

Nas reuniões preliminares para criação da Rede, Forman conta que, entre empresas e grupos de pesquisa, mais de 30 instituições aderiam iniciativa, e no dia do lançamento mais quatro   instituições deram início ao processo de adesão.

A notícia sobre o lançamento de uma rede voltada para esse segmento chamou a atenção do  iraquiano Ahmed Yarub, formado em Engenharia de Computação e mestre em Inteligência Artificial pela universidade de Fukui, Japão, que participou do encontro e manifestou o desejo de participar.  “Minha expectativa é conhecer pessoas que estão interessadas na mesma área de minha atuação. Além de conhecer novas tecnologias e empresas.

Na avaliação de Ahmed, a rede CDIA,Rio é uma ótima iniciativa cuja a eficiência pode ser atestada por diversos casos de sucesso internacionais que adoram esse formato colaborativo como estratégia de fomento. “Todos os países que eu visitei, esse tipo de iniciativa era o melhor incentivo para indivíduos e empresas para colaborarem entre si e também desenvolverem”. 

A Rede dispõe de três modalidades de participação: Como Membros Natos - empresas ou instituições de ensino/pesquisa sediadas no Rio de Janeiro; Membros Participantes - pessoas físicas ou jurídicas, sejam ou não do Rio; Membros Apoiadores - empresas ou instituições, como por exemplos instituições governamentais, associações e investidores, que reconhecem a existência da rede e com ela interage de modo a ajudar na conquista de seus objetivos. Para saber como ser membro e outras informações acesse o site www.cdia.rio.

O próximo encontro da Rede CDIA.Rio acontecerá no dia 01 de setembro,  as 16h, na Riosoft,  Rua Buenos Aires, Nº68 – 14º andar, Centro – Rio de Janeiro. A programação está disponível no site oficial da Rede, para se inscrever envie um e-mail para inscricoes@riosoft.org.br informando nome do participante, nome da empresa/instituição e informações para contato. 

Rio Info – Durante a décima quinta edição do encontro de tecnologia e negócios Rio Info, evento organizado pela Riosoft, será realizado um seminário sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A expectativa é que até lá o número de membros  da Rede CDIA.Rio seja ainda maior. “Esperamos estar com em torno de 60 membros e apresentar o catálogo da nossa Rede, mostrando todo nosso potencial e conhecimento do Rio de Janeiro nesse campo”, destacou.O Rio Info acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro, Rio de Janeiro. Para inscrição ou demais informações, acesso o site www.rioinfo.com.br 

Redes temáticas – Além da recém-criada Rede CDIA.Rio, a Riosoft possui diversos grupos temáticos para atender de forma direcionada os interesses das empresas de TI do Rio de Janeiro. O objetivo é potencializar a geração de negócios e networking, através de ações que atendam as especificidades de cada um desses segmentos.  Informações sobre as atividades dos grupos temáticos podem ser encontrados no site www.riosoft.org.br.

STAY CONNECTED