Rio Info Três Rios é considerado um marco inicial para o desenvolvimento da TI na região

cadastrado em 14.08.2017

A  cidade de Três Rios sediou o primeiro da sequência de Encontros Rio Info que acontecerão na Região Serrana do Estado. Mais 100 pessoas entre empresários, profissionais, acadêmicos e estudantes de diversas cidades fluminenses e de outros estados participaram dos  workshops e palestras sobre variados temas no evento que foi considerado um marco significativo no incentivo ao desenvolvimento tecnológico local.

Segundo os organizadores, o objetivo de agregar os agentes fundamentais para alavancar uma nova era de inovação em Três Rios foi alcançada, tendo em vista os membros que compuseram a mesa de abertura do evento. Nela, estavam presentes o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois,  o prefeito da cidade, Josimar Salles; o coordenador local do Sebrae, Jorge Pinto; o produtor e apresentador do programa Ciência em Movimento, Márcio Campos; e  os empresários Sérgio Carvalho (API System) e João Paulo (Acesso). O encontro aconteceu nesta terça-feira, 08/08, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Faetec do município.

Ponto em comum – As declarações, tanto de palestrantes como de participantes, quanto ao atual cenário do setor de TI local tinham um ponto em comum: “o isolamento da cidade é um dos fatores que contribui para o lento desenvolvimento tecnológico”. No entanto, isso não significa que Três Rios não tenha vocação para tecnologia, muito pelo contrário. Foi o que defendeu o professor universitário e organizador do Google Developer Group (GDG) de Três Rios e Vassouras, Anrafel Fernandes, que falou da sua experiência no Vale do Silício  durante o painel  What’s new in Google I/O 2017, no qual destacou a colaboração e o networking como um dos pilares que contribuíram fortemente para a consolidação da região da Califórnia, EUA, como referência mundial em desenvolvimento. Anrafel foi categórico ao afirmar que “temos todo o conhecimento tecnológico necessário para alavancar, o que precisamos é de uma mudança de mentalidade”.

Na opinião do prefeito Josimar Salles, a realização do Rio Info no município colabora para colocar “a cidade de Três Rios nos trilhos da inovação tecnológica”. E esse é justamente o objetivo do encontro, segundo enfatizou o coordenador geral do Rio Info, Alberto Blois, durante a abertura  do  encontro. “Não estamos realizando esse evento para ensinar sobre tecnologia. Estamos aqui para agregar e servir como um catalisador do potencial tecnológico  local existente, não só aqui em Três Rios, mas em outros municípios da Região Serrana, diminuindo cada vez mais as distâncias entre o interior e a capital do Estado”.



Olhos e ouvidos atentos – Temas como Deep Learning, mercado de games, práticas inovadoras de sucesso  com testemunhos de empreendedores locais,  apresentação de projetos desenvolvidos pelo Sebrae voltados ao setor, e também, apresentação das atividades desenvolvidas pela Riosoft e pelo TI Rio que apoiam o empresário de TI, prenderam a atenção dos empresários e profissionais presentes. Já a oficina sobre Games e Simuladores foi a que seduziu um número expressivo de estudantes oriundos dos mais variados cursos técnicos. “Trouxemos os temas de maior relevância para os profissionais e empresários locais, e assim como acontece no Rio Info, voltamos a nossa atenção também para os profissionais do futuro”, pontuou o Blois ao comentar, com satisfação, a intensa interatividade dos participantes e a forte presença de estudantes.

Rio Info –  A primeira edição do Rio Info Três Rios foi considerada um sucesso, mas não terá um fim em si  mesmo. Segundo os organizadores, o objetivo é dar continuidade nas ações, ampliar e consolidar parcerias.  E a décima quinta edição do Rio Info, que acontecerá  no Rio de Janeiro, será onde os frutos desse pacto entre diferentes agentes ganhará ainda mais visibilidade. “Em uma ação conjunta entre o TI Rio, Riosoft e com o apoio da prefeitura de Três Rios, levaremos uma delegação de empresários locais para o Rio Info. Será uma chance única de integração, sinergia, troca de experiência e geração de grandes oportunidades para todos”, destacou Blois.

O Rio Info 2017 acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro, Rio de Janeiro. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site www.rioinfo.com.br

Próximos Encontros – Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das empresas de TI da Região Serrana do Rio, a Riosoft, em parceria com o TI Rio, realizará uma sequência de eventos em diferentes cidades do interior fluminense. Os próximos Encontros Rio Info, acontecerão em Teresópolis, no dia 22/08,  na Unifeso e em Petrópolis, nos dias 30 e 31/08, na cervejaria Bohemia. Informações sobre programação e inscrição estão disponíveis no site rioinfo.com.br/encontros.

STAY CONNECTED