Baixada Fluminese – Celeiro de oportunidades

cadastrado em 06.06.2018

Aconteceu o primeiro Rio Indo realizado na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias. O evento se mostrou surpreendente por evidenciar a dimensão da vocação local para o desenvolvimento tecnológico.

Intenso! Essa é a palavra que define o primeiro dia do Rio Info Caxias. O Evento teve uma densa programação que promoveu a troca de conhecimento, sessão de negócios, desafio de inovação. O auditório lotado contou com a  participação maciça de estudantes, empresários, acadêmicos, empreendedores, representantes do poder público e de entidades lidadas ao setor de tecnologia. Tudo isso, aponta a riqueza de conhecimento e as grandes oportunidades existentes na Baixada Fluminense.

Os Encontros locais Rio Info é uma iniciativa apoiada pelo TI Rio e que pela primeira vez e realizado em Caxias  no Museu de Ciência e Vida, no centro do município. Além do TI Rio, esse encontro acontece graças a soma de esforços de diversos agentes e entidades como Riosoft. O encontro termina hoje.

O ex ministro de Ciência e Tecnologia, atual deputado federal, Celso Pansera, é um representante do poder público reconhecido pela sua forte atuação nas pautas voltadas ao setor da tecnologia. Presente  na mesa de abertura do evento, o parlamentar se declarou  um veterano na participação do Rio Info. “Estou sempre no Rio Info e estive também em um dos encontros realizados na região serrana. Fico muito feliz por participar dessa iniciativa do Rio Info de levar o debate sobre o desenvolvimento tecnológico para Baixada Fluminense. Sem dúvida é o começo de um novo momento para essa região’, declarou Pansera.

Baixada: Celeiro de oportunidades – Um dos aspectos presentes na fala dos participantes e palestrantes do evento é a carência de oportunidades para o desenvolvimento de novas soluções  não só  no Município de Duque de Caxias, mas na Baixada com um todo. Mas isso não quer dizer que não haja conhecimento técnico de alto nível e tino empreendedor. O foi encontrado no Rio Info Caxias; um público, sobretudo de jovens, com formações distintas, perfil inovador e conhecimento para inovar, porém, uma das principais barreiras para que grandes projetos não ganhem vida é falta de incentivo.  É o que explica Eduardo Nascimento,  da agencia Anima 3, que fomenta na região a experiência do usuário e soluções de cidades inteligentes. “Mesmo com o mundo tão globalizado, é difícil o acesso chegar até aqui. E eventos como esse, que leva para os jovens dos interiores e da baixada essa discussão sobre tecnologia, é muito importante. São muitas ideias pulsando e mostrando que a Baixada é um celeiro de oportunidades”, enfatizou Nascimento, ao falar da realização Hackaton, um desafio de inovação para alunos universitários e do ensino médio para estimular os jovens a pensarem em soluções para problemas de cidades periféricas, como Duque de Caxias. O objetivo é propor ideias que possam resolver questões sérias, como, por exemplo, descarte do lixo, segurança pública, infraestrutura de cidades, mobilidade e acessibilidade.

“Se tudo falta, tudo cabe. E aí estão as oportunidade”, a afirmação é do gerente do Sebrae/RJ, Renato Regazzi, ao abrir a Sessão de Negócios que teve a participação de 50 empresas. Regazzi, que também falou durante a solenidade de abertura do evento, destacou o tema central do Rio Info 2018, Transformação Digital e como a TI está presente em todos os setores da cadeia produtiva em razão da sua transversalidade. E por essa razão, são inúmeras as oportunidades que esse segmento oferece. Ele propôs ainda, uma mudança de olhar para a própria realidade. A deficiência na prestação de diversos serviços escondem enormes oportunidades de novos negócios. “Diferente de economias já sedimentadas, temos uma economia muito elástica. Há muito que oferecer diante da enorme demanda de soluções inovadoras”, explicou.

Empreendedorismo e Conhecimento - Um dos principais articuladores para realização do Rio Info Caxias, foi o diretor do TI Rio e produtor do programa Ciência em Movimento, Marcio Campos. Ele avalia que essa é uma oportunidade de reunir o ecossistema tecnológico da Cidade de Caxias. “A presença do Rio Info, junto com as universidades e cursos de formação profissional é um marco muito importante no que chamamos de Empreendedorismo Intensivo em Conhecimento. Fazer com que essa juventude produza conhecimento empresarial aqui na cidade de Caxias”, afirmou.

Compromisso -  Durante a abertura do evento o presidente do TI Rio, Benito Paret, destacou que a realização desse encontro é fruto de uma articulação de longa data e que hoje ganhou vida. “Iniciamos a conversa de realizar o Rio Info na Baixada há pelo menos dois anos. E temos a certeza de que não ficaremos apenas nesse. O objetivo é avançar e fomentar o desenvolvimento tecnológico para todo o Estado do Rio”.

O coordenador geral do Rio Info Alberto Blois, fez um convite ao publico que na verdade tratou-se de uma ratificação de um compromisso. “Estão todos convidados para o Rio Info Caixas 2019”.  Blois deixou claro em sua fala que esse não será o primeiro e único evento realizado, mas sim, o primeiro de muitos. E o que o objetivo não é levar  inovação, mas fomentar o desenvolvimento do talento local. “ O potencial inovador já está presente nesse aqui”.

Encontros Rio Info / Rio Info 2018 – Esse está sendo o primeiro de uma série de encontros realizados em diversas cidades. Petrópolis, Teresópolis, Três Rios, Niterói e Volta Redonda sediarão os próximos eventos. A decima sexta edição do Rio Info principal, está previsto para acontecer nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, Centro do Rio de Janeiro.

Para ficar por dentro da programação e quando serão abertas as inscrições, siga o perfil do evento no Instagram @rioinfo.oficial e também a página do Rio Info no Facebook. Mais informações podem ser encontradas no site www.rioinfo.com.br.

STAY CONNECTED