Mentores e startups trocam experiência em Rodada de Mentoria

cadastrado em 24.07.2018

Startups em diferentes estágios de maturação participaram da Rodada de Mentoria no Startup Rio, realizada pela Riosoft em parceria com o TI Rio. O objetivo dessa iniciativa foi levar a esses novos empreendimentos o auxílio necessário para alavancarem seus projetos através da orientação de um corpo de mentores com vasta experiência em empreender em áreas como saúde, educação, funding, inovação, design, gestão, comercial, recursos humanos, entre outras. O evento aconteceu ontem (19/07) na sede do Startup Rio, na Rua do Catete, 243, Catete, Zona Sul do Rio.

A multidisciplinaridade dos mentores não foi por acaso, as startups assistidas possuem diferentes desafios a serem superados e atuam nos mais variados segmentos. São empreendimentos que vão desde plataformas que prometem deixar o processo de entregas mais eficiente à games, como é o caso da CEO da BitCake, Camila Slotfeldt, que está desenvolvendo um jogo mobile baseado em realidade virtual. 

Na opinião de Camila, a experiência de participar da Rodada de Mentoria foi muito positiva, pois proporcionou uma troca intensa com diferentes mentores. “Esse formato funcionou muito bem. Tivemos a oportunidade conversar um a um com vários mentores, enquanto em uma palestra ouviríamos a experiência do mentor, mas perdemos a troca e criação de novos contatos”. 

“Mentoria é tão importante quanto dinheiro” - A afirmação contundente é do CEO da startup Nextale, Rafael Viana, que está desenvolvendo uma plataforma que oferece uma experiência literária imersiva e digital. Para ele, participar de eventos como esse é uma forma de “acelerar o desenvolvimento e ter insights para a solução de problemas”. O empreendedor ainda acrescentou que “em uma conversa de 30 minutos com o mentor, que conhece o ‘caminho das pedras’, nos coloca na direção certa, afinal, não adianta acelerar na direção errada”, concluiu.

Ser mentor é estar sempre aberto a aprender – O presidente do conselho deliberativo da Riosoft e empresário na área de educação a distância, Paulo Milet, foi um dos mentores e definiu como extremamente proveitosa a sua participação. “Quando se conversa com empresas que estão começando, percebemos o quanto temos a contribuir, mas também aprendemos bastante através dos novos desafios que elas apresentam”, enfatizou Milet.

Apenas o começo - Essa foi a primeira de muitas edições de rodadas de mentoria segundo afirma o vice-presidente do TI Rio, Alberto Blois. “Esse foi um modelo inovador e todos saíram satisfeitos. Vamos agora marcar a data para a próxima edição do Rodada de Mentoria para dar continuidade a iniciativa.”Negócios - Outro encontro que promete alavancar negócios entre startups e empresas maduras é a segunda edição do Fome de Negócios. O encontro, desta vez, vai acontecer na Baixada Fluminense no dia 10/08, das 11h às 13h, no Colab.Space, em Nilópolis. O Fome de

Negócios – Baixada terá um formato que visa articular o networking, conhecer novos parceiros, investidores e clientes, além de estreitar a ponte entre as empresas da região central do Rio e da Baixada Fluminense. 

STAY CONNECTED