NO LANÇAMENTO DO RIO INFO 2016 MINISTRO DE C&T AFIRMA QUE DESEJA SEGUIR NO GOVERNO, APESAR DE DECISÃO DE SEU PARTIDO

cadastrado em 04.04.2016

IMG_3197O ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, participou na tarde desta sexta-feira, dia 01 de abril, do lançamento da 14a edição do Rio Info, o maior encontro da Tecnologia da Informação brasileira, que ocorrerá de 04 a 06 de julho na cidade do Rio de Janeiro. Ele afirmou que o evento já é uma tradição com relevância no setor da TI para todo o país. Sobre política disse que apesar da decisão de seu partido – o PMDB – não deixará o governo, caso seja convidado pela presidenta Dilma Roussef, na próxima segunda-feira, a permanecer à frente da pasta.

O coordenador geral do Rio Info 2016 e presidente do Sindicato das Empresas de TI do Rio de Janeiro (TI Rio), Benito Paret, apresentou a programação e informou que depois de vários anos o evento retorna ao Centro do Rio, com a realização no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. “Acredito que teremos um incremento grande no número de participantes, pois é um espaço muito mais acessível do que os anteriores, na Barra e São Conrado. Agora o profissional que está, por exemplo, na avenida Rio Branco, pega o Metrô e chega no Rio Info em dez minutos.” Ele afirmou que o evento contará com 80 palestrantes e 66 diferentes atividades.

IMG_3134

Paret destacou as características que diferenciam o evento de outros do setor. Entre eles estão o fato de não ter cunho comercial; o de ser realizado colaborativamente por diferentes parceiros e o de conseguir manter sua regularidade, com realização, agora, pelo 14o ano consecutivo. Esses fatores, disse, conseguiu fazer do Rio Info um espaço símbolo da unidade nacional da TI. Como exemplo, citou, estão as reuniões nacionais da Assespro e da Fenainfo, que ocorrerão mais uma vez durante o evento, além da presença de entidades como Abes, Brasscom e Softex.

O secretário de estado de CT, Gustavo Tutuca, disse que o Rio Info tem no DNA ser inovador e que se consolida a cada ano. Disse acreditar que investir em TI, atividade que permeia todas as demais áreas, é um caminho para saída da crise e convocou o empresariado a criar junto com o governo um plano de trabalho que defina ações prioritárias para o estado. Na mesma linha o presidente da Associação Comercial do Rio, Paulo Protásio, disse que com uma ação coletiva “ninguém segura o Rio”. Ele aproveitou para convocar à ajuda pela campanha para que o Rio sedie em 2019 a conferência mundial das associações comerciais.
IMG_3210
A convergência de esforços em prol da TI fluminense foi também o mote da fala de Evandro Peçanha, diretor do Sebrae Rio. Ele disse que a sua entidade mobilizará esforços para trazer ao Rio Info 2016 empresas do Brasil e do exterior. Já o secretário de CT do município do Rio, Franklin Coelho, disse que as sucessivas edições do evento têm colocado o Rio Info no caminho de ser uma referência internacional. Para este ano promete levar ao evento a discussão sobre o big data urbano: “A prefeitura do Rio, com o centro de controle, partiu na frente. Hoje tem toda infraestrutura com grande capacidade de armazenamento, o que é uma pré-condição para uma cidade inteligente.”

O evento abordará temas como A competitividade da TI brasileira; A TI e a revolução na Saúde; TI nos Esportes; Domínios Globais da Internet (ICANN); Oficina: Uso de Big Data para Segurança empresarial; TI e conteúdos digitais: oportunidades no mercado da música; Cyber Segurança, Integrando TI, Design, Comunicação e Sustentabilidade; Internet das Coisas; além de realizar encontros como o Salão da Inovação e as Sessões de Negócios.

O Rio Info é realizado pela Riosoft e TI Rio, com o apoio do Sebrae/RJ e Fenainfo. Na edição passada, reuniu cerca de duas mil pessoas. O balanço final registrou a expectativa de geração de negócios no período de doze meses, de R$ 16,5milhões.

SERVIÇO:
Rio Info 2016
Data: 04 a 06 de julho
Local: Centro de Convenções Sul América – Cidade Nova –Rio de Janeiro

Texto: IAA Comunicação

STAY CONNECTED