GRUPO TEMÁTICO DE IOT DA RIOSOFT SE PREPARA PARA O RIO INFO 2016

cadastrado em 26.04.2016

IoTJá nos preparativos para o Rio Info 2016, o Grupo Temático de IoT da Riosoft participou do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL), realizado na cidade de Niterói e que é o maior da América Latina dedicado à divulgação de software livre. Coordenado por Cristiane Santos, mestre em matemática aplicada, pela PUC-Rio, e professora de cursos de robótica, Arduino e análise de projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais, o grupo apresentou, entre outros trabalhos, uma casa automatizada, um carro autônomo de robótica, um sistema de alarme e prevenção de vazamentos de gás, um controle de robôs por voz e o minijogo “Sapo na Rua”.
O coordenador da trilha sobre a Internet das Coisas (ou Internet of Things – IoT, em Inglês) durante o Rio Info, John Forman, lembra que ela está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia: “Drones voadores com câmaras acopladas, dispositivos vestíveis para monitorar nossas atividades e sinais vitais, carros autônomos e diversas outras novidades estão cada vez mais presentes”, afirma.

No Rio Info 2016 os painéis buscarão antecipar os impactos dessas tecnologias na sociedade. Muitos, diz Forman, acreditam que serão maiores do que os da revolução industrial. O evento vai explorar algumas das oportunidades que surgem neste novo cenário. Entre os temas em pauta estarão: IoT e a segurança dos dados; IoT e serviços; Open source e open hardware; IoT e o amanhã; Inteligência artificial ao alcance de todos; IoT criado no Brasil e apresentados exemplos práticos de IoT com projetos montados a partir de kits existentes no mercado.

Cristiane Santos destacou a importância da participação do grupo na FLISoL: “É sempre muito bom trocar experiências e interagir com as pessoas, passando um pouco do que sabemos e desenvolvemos no dia-a-dia. Em especial, nesse evento, pudemos interagir com jovens estudantes e professores de robótica do ensino fundamental, trocamos ideias e pensamos em projetos conjuntos”.

Segundo a coordenadora, graças aos trabalhos “super legais que todos levaram e ao papo com as explicações sobre Arduíno, IoT e afins”, o grupo recebeu elogios e convites. Agora, afirmou, é hora de conversar, alinhar e somar esforços para o fortalecimento do grupo: “Foi tudo muito bacana. Valeram a pena todas as conversas e trocas. A grande novidade é que agora temos um espaço também em Niterói liberado para realizarmos encontros temáticos.”.

O Grupo Temático de IoT da Riosoft realiza encontros mensais no auditório da Riosoft, para trocas de experiências e apresentação de projetos. O próximo encontro será no dia 27 de abril, a partir das 17horas. Para participar, basta enviar um e-mail para inscricoes@riosoft.org.br.

FONTE: http://www.rioinfo.com.br/

STAY CONNECTED