DÁ PRA FAZER COM ARDUÍNO?

cadastrado em 09.11.2016

A pergunta que dá título essa matéria é um questionamento recorrente entre os interessados pela robótica que projetam protótipos com a plataforma Arduíno.  Os membros dessa crescente comunidade não são apenas profissionais da área, trata-se de um universo em que habitam muitos jovens makers que também desenvolvem os mais diferentes tipos de projetos. Para fomentar o desenvolvimento  desse segmento, a Riosoft promove o grupo temático IoT – Internet das Coisas –, do qual projetos foram temas de painéis durante o Rio Info Petrópolis.

Imagine uma casa onde  tudo pode ser controlado remotamente via internet, cujo o sistema emiti um alerta para o aparelho celular caso ocorra vazamento de gás. Ou então um sistema que analisa, a partir de uma abordagem de diversas áreas do conhecimento, uma série de dados sobre a água, podendo gerar lucro e promover a sustentabilidade.  A Domótica e o Monitoramento da Água são exemplos de dois projetos que amadureceram nos encontros coordenados pela mestre em matemática aplicada, Cristiane Santos, que tiveram destaque durante o evento. “A automação residencial é um projeto que nasceu dentro do grupo, já o da Água chegou até nós em andamento, mas desenvolveu muito ao longo do tempo.  A beleza disso é que temos universitários, membros de órgãos públicos, empresários, todos somando seus conhecimentos que resultam em projetos relevantes para sociedade como um todo”, afirmou.

Cristiane foi a mediadora da mesa na qual, além desses, foram apresentados  projetos de monitoramento de pessoas com aplicação na saúde pública e sobre importância do EAD (ensino a distância) na formação de pessoas para essa nova realidade na qual a tecnologia ganha cada vez mais espaço no cotidiano.  “O Rio Info ter subido a serra foi maravilhoso, pois começa a explorar mais o Estado do Rio como um todo. Trazer para cá tudo o que estamos desenvolvendo foi muito bom não só pela troca de experiências, mas pelos novos contatos que criamos com outros projetos”, ressaltou.

Apoio a pesquisa e desenvolvimento - Quanto se trata de desenvolver novos projetos muitas vezes o que falta ao pesquisador ou empreendedor é o apoio. E por esse motivo o encontro contou com a presença de diversas organizações de fomento que tiveram a oportunidade apresentar programas de incentivo e conversar com interessados.   Uma das entidades que estavam presentes durante o Rio Info Petrópolis, foi o INMETRO, que de acordo com a assessora da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia do órgão, Thayná Souza, possui um setor desconhecido por muitos empresários. “O Inmetro é parceiros das empresas no estímulo a competitividade. Muitas empresas nos conhecem na questão da qualidade que é concedida aos produtos brasileiros, no entanto, desconhecem o ramo que investe em pesquisa e desenvolvimento. Temos uma equipe de especialistas de todas as áreas possíveis do conhecimento, que vai da mecânica clássica à nanotecnologia,  que pode apoiar as empresas. Por isso é tão importante estarmo em eventos como esse para mostrar que temos um braço para apoiar as empresas”,  explicou a assessora ao falar da relevância da presença do Inmetro no Rio Info Petrópolis. 

Grupos temáticos - Além do IoT, a Riosoft também possui outros grupos temáticos: Games; TI Serviços; TI Esportes; Rio+Soft e o mais recente, Fintechs, criado para a mapear e repercutir as oportunidades do crescente segmento da tecnologia financeira no Brasil, e o próximo encontro será no dia 22/11, das 09:30 às 13 na Riosoft. Clique aqui e saiba como participar. Envie um e-mail para inscricoes@riosoft.org.br  para saber com fazer  parte de um dos grupos temáticos promovidos pela Riosoft.

STAY CONNECTED