UCP SEDIA A RIO INFO PETRÓPOLIS 2016 NA SEMANA DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

cadastrado em 16.11.2016

Em destaque na semana de Engenharia e Computação, a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) sediou, nesta quinta-feira (20), a Rio Info 2016, pela primeira vez no interior do Rio de Janeiro.

A Rio Info é o maior evento de tecnologia da Informação do estado do Rio de Janeiro e um dos maiores do país, que busca oportunidades relacionadas aos novo desenvolvimento científico-tecnológico, além de oportunidades de negócios, intensificando o processo de criação das empresas em conhecimento, que tem em seus produtos e serviços alto valor científico-tecnológico agregado. O público-alvo são empresários, estudantes e profissionais de Computação, Engenharia, Matemática e interessados em inovação, empreendedorismo e tecnologia da informação.

O interior do estado do Rio de Janeiro possui um enorme potencial para o desenvolvimento científico-tecnológico e empresarial. Petrópolis, Três Rios e Teresópolis concentram centros de pesquisa, universidades, faculdades e grandes empresas nas áreas industrial e de tecnologia. Com isso, o Rio Info Petrópolis 2016 integrou o empresariado de Tecnologia da Informação com a Academia do interior do estado.

O comitê organizador do evento foi composto por Alberto Blois, Rio Info/Riosoft/TI Rio – Sindicato de Empresas de Informática do Rio de Janeiro, Giovane Quadrelli, Diretor do Centro de Engenharia e Computação da UCP, Fabio Licht, Vice-Diretor do Centro de Engenharia e Computação da UCP, Marcio Campos, DAIE/FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica e CM – Programa Ciência em Movimento da TV Rede Petrópolis, Fabio Porto e Adolfo Simões,  LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica, Paulo Cezar Andrade, SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Alex Jacobs, Sócio Fundador da OBR e Diretor Executivo da ABRAII – Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento e Sandro Gatto,  ASSESPRO – Associação de Empresas de Serviços de Processamento de Dados.

Após o credenciamento às 08h30, a Rio Info 2016 seguiu com a sua vasta programação. A palestra de abertura ficou por conta do ex-aluno do mestrado da UCP, Álvaro R. Barros, com os temas voltados para a Inteligência Artificial, comércio eletrônico e o desenvolvimento tecnológico local. Na sua apresentação, Álvaro Barros falou da sua experiência como ex-aluno de mestrado da UCP e de como aplicou seus conhecimentos em empreendimentos de base em tecnologia da informação e em comércio eletrônico. "A Rio Info em Petrópolis foi um evento acadêmico/empresarial de altíssimo nível, contando com palestrantes e mesas de debate de excelente qualidade. Ao fim do dia, voltei para casa com preciosos contatos, informações e ideias. Espero que ocorram mais eventos no mesmo patamar. A UCP e os organizadores do evento superaram minhas expectativas que já eram altas. ” - Disse Álvaro.

Em sequência, ocorreram quatro mesas: Make Up, StartUp, WarmUp e SpeedUp, que que percorreu todo o ciclo de iniciativas, afirmação, aceleração e de desenvolvimento de uma empresa intensiva em conhecimento.

Na mesa de Make-up e makers, foi discutida a inovação e o empreendedorismo intensivo em conhecimentos que requerem a atitude de fazer, de errar e de aprender continuamente. A mesa foi composta por Marcos Castro, com o projeto Agua, Carla Teixeira, Cid Barcellos e Rita de Cássia, com o projeto de Automação Residencial. Também participaram nesse momento, Ana Lúcia Guimarães, Professora e palestrante da UNIFAETEC/FAETEC e especialista em Gestão Empreendedora em Educação e Tales Gomes, apresentando a Plataforma Saúde. A mediação foi de Cristiane Santos, Coordenadora de IOT da Riosoft.

Logo após o almoço, foi aberta a Mesa WarmUp, com o tema “Iniciativas empreendedoras com Ciência e Tecnologia”, onde debateram sobre Petrópolis e as cidades do interior do estado do Rio de Janeiro no processo de criação e de inovação desta nova economia. A mesa destacou as iniciativas das Universidades do interior do estado e de Petrópolis e debateu sobre os problemas e oportunidades. Compuseram a mesa WarmUp, Jose Fernandes, projeto mesa DMX, Rio Soft
EEE-UCP, Grupo IEEE da UCP, José Roberto Andrade e Leonardo Jasmim, com o projeto VigDengue, UNIFESO, Cristiane Lime, projeto Localização de objetos em ambientes fechados, Rio Soft. A mediação foi feita por Fabio Licht, Vice-Diretor do Centro de Engenharia e Computação da UCP. “O resultado do evento foi a divulgação da cidade tecnológica e entregar para os nossos alunos informações sobre o que o profissional deve estar preparado no mercado. Esta troca de experiências é muito importante, pois alguns alunos ainda ficam perdidos. Sabem o que querem fazer, definiram seus cursos, mas não sabem como atuar no mercado. Colocar a Rio Info na semana de Engenharia e Computação da UCP é um sonho realizado. Já tivemos oportunidade de participar no Rio, capital, mas sediar na nossa cidade, na nossa Universidade é muito gratificante. Esperamos fazer da Rio Info parte do nosso calendário anual de eventos de TI. ” – Afirmou Fábio Licht, já em planejamento para a Rio Info Petrópolis 2017.

A última mesa aberta foi a SpeedUp, com o tema “Empresas intensivas em conhecimento e a academia”, com a discussão sobre o alavancamento de empresas intensivas em conhecimento e suas barreiras, seja pela questão do financiamento, da criação de um ambiente de inovação, de iniciativas públicas de apoio, entre outras. As apresentações foram de Fabio Porto, Pesquisador LNCC, Paulo Cesar Andrade, Coordenador de Base Tecnológica do Sebrae/RJ, Giovane Quadrelli, Diretor do Centro de Engenharia e Computação da UCP, Gilvan de Azevedo, OMS Consultores. A mediação foi de Alex Jacobs, Sócio Fundador da OBR e Diretor Executivo da ABRAII, Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento.

a esquerda para direita, Fabio Licht, Vice-Diretor do Centro de Engenharia e Computação da UCP, Alberto Blois, Rio Info/Riosoft/TI Rio – Sindicato de Empresas de Informática do Rio de Janeiro, Marcio Campos, DAIE/FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica  e CM – Programa Ciência em Movimento da TV Rede Petrópolis, Leila Moura, CM – Programa Ciência em Movimento da TV Rede Petrópolis, Giovane Quadrelli, Diretor do Centro de Engenharia e Computação da UCP, Benito Pazet, Presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro e Regina Máximo, Pró-reitora Acadêmica da UCP.

Da esquerda para direita, Fabio Licht, Vice-Diretor do Centro de Engenharia e Computação da UCP, Alberto Blois, Rio Info/Riosoft/TI Rio – Sindicato de Empresas de Informática do Rio de Janeiro, Marcio Campos, DAIE/FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica  e CM – Programa Ciência em Movimento da TV Rede Petrópolis, Leila Moura, CM – Programa Ciência em Movimento da TV Rede Petrópolis, Giovane Quadrelli, Diretor do Centro de Engenharia e Computação da UCP, Benito Pazet, Presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro e Regina Máximo, Pró-reitora Acadêmica da UCP.

FONTE: UCP

STAY CONNECTED