MENTORIA: FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS

cadastrado em 09.11.2016

Fazer um projeto acontecer no mercado não se trata apenas de ser uma boa ideia.  O sucesso de uma startup depende também de uma boa apresentação, de bom setor de vendas, de uma estratégia de marketing, etc. Ou seja, depende de conhecimentos que muitas vezes não fazem parte do currículo de muitos empreendedores. E justamente por essa razão a mentoria empresarial tem se tornado uma ferramenta cada vez mais  procurada por esses novos empresários.

Durante a realização do Rio Info Petrópolis, um dos painéis abordou o tema “Aceleração de Empresas”, no qual foi tratado, dentre outros assuntos, a importância do mentor para o desenvolvimento do negócio.  Fábio Porto, fundador da DBS2, empresa especialista em análise de Big Data, encubada no Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, em Petrópolis, desenvolveu um sistema que monitora do desempenho de atletas de alto desempenho. O SAHA - Sistema para acompanhamento holístico de atletas -   chegou a ser utilizado pelo Comitê Olímpico Nacional, no entanto, encontrar o mercado para essa solução tem sido um desafio para Fábio, que atua no meio acadêmico há mais de 25 anos. “O que é preciso fazer para transformar esse produto em algo que seja interessante para o mercado? Eu não sou um vendedor, eu sou um técnico,  então a gente precisa da mentoria que nos ajude ou até nos ensine  como fazer”, afirmou. 

PARCERIAS - Um dos pontos fortes do Rio Info é sempre colocar os diferentes atores da cadeia produtiva tecnológica no mesmo espaço, e na edição de Petrópolis não foi diferente. Além da presença de entidades de fomento, investidores e empresários também estavam no encontro em busca de parcerias. Fato esse que foi destacado por Fábio Porto. “Há coisas que não precisamos fazer, podemos desenvolver parcerias que façam isso pra nós com benefício de todos. O Rio Info foi o primeiro evento nesse sentido aqui em Petrópolis em que pude encontrar pessoas interessadas nessa parceria”.

A Riosoft, uma das organizações que realizou o evento, possui um programa de mentoria voltado não só para empresas nascentes, mas também, para as que já alcançaram um grau de maturidade. O corpo de mentores é formado por empreendedores nacionais e internacionais com anos de experiência e sucesso no mercado de TI. A iniciativa é voltada a fomentar o desenvolvimento da TI do Estado do Rio e em quase sua totalidade é sem custo para o empresário que deseja participar. “Nosso Programa de Mentoria tem a missão de encurtar o caminho das empresas para o sucesso . Portanto, contem com a Riosoft e com a experiência dos nossos mentores para alavancar o desenvolvimento do seu negócio”, ressaltou Alberto Blois, diretor da Riosoft e coordenador geral do Rio Info, durante o encerramento do encontro.

 Acesse o site da Riosoft e saiba mais sobre o Programa de Mentoria e como fazer parte dessa iniciativa. 

STAY CONNECTED